Maio 20, 2022

Mês do Voluntariado Corporativo Montepio já arrancou

A primeira ação integrada na iniciativa “Maio - Mês do Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio” já decorreu e seguem-se outras de norte a sul do país. Conheça-as

Ler mais

Três anos após a última edição presencial, em 2019, o Mês do Voluntariado Corporativo do Grupo Montepio está de regresso, ainda que de forma tímida face ao contexto pandémico, com cinco grandes ações solidárias em agenda, de norte a sul do país, a decorrer em São Mamede de Infesta, Póvoa do Varzim, Viseu, Lisboa e Setúbal.

“Acreditamos que este será um ano de transição para uma edição mais robusta a realizar em 2023”, explica Maria Angélica Aires, responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social. “Foi feito um grande esforço para colocar este Mês do Voluntariado Corporativo Montepio no terreno”, acrescenta.

Ao todo, esta 8ª edição reunirá mais de 50 trabalhadores, entre os quais membros do Conselho de Administração da Associação Montepio, tendo a primeira ação decorrido no passado dia 14 de maio, em São Mamede de Infesta, com a construção de uma horta pedagógica e ecológica, na Associação Rumo à Vida.

Cinco locais, três datas

Os dias 14, 20 e 27 de maio são as datas que integram o programa da edição deste ano e que reunirão, no total, colaboradores do Grupo Montepio para participarem em diferentes intervenções.

Após limpeza manual do terreno, decorrida no dia 14 de maio – a partir do qual nascerá uma horta pedagógica em São Mamede de Infesta –, segue-se, amanhã, dia 20 de maio, a confeção de refeições para pessoas em situação de sem-abrigo, utentes do Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (C.A.S.A), em Setúbal.

“Nesta edição, vamos aplicar alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cada parceiro onde desenvolveremos ações de voluntariado”, refere Maria Angélica Aires. “Em cada uma das cinco instituições teremos projetos que vão promover a inclusão, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a preparação para uma saúde de qualidade”, adianta.

Espírito solidário a triplicar

A 27 de maio realizam-se mais três ações de voluntariado corporativo. No Bairro Padre Cruz, em Lisboa, os voluntários do Grupo Montepio construirão uma sala de atividades na associação Crescer a Cores e requalificarão o pátio exterior das traseiras do Espaço Comunitário Rio Tejo. Os trabalhos, que decorrerão ao longo de todo o dia, vão beneficiar todos os moradores do bairro.

Mais a norte, em Viseu, os colaboradores-voluntários do Grupo Montepio vão requalificar a fachada da sede das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, que passará a ter um mural alusivo ao Dia da Criança. A intervenção prolongar-se-á ao longo de todo o dia.

Ainda mais a norte, na Póvoa do Varzim, os colaboradores do Grupo Montepio, juntamente com os técnicos e utentes do MAPADI (Movimento de Apoio de pais ao Diminuído Intelectual), vão arranjar e limpar as zonas exteriores de 12 casas que servem de apoio aos serviços da associação.

Em conjunto com a equipa técnica da instituição, o grupo de voluntários Montepio ajudará, ainda, na elaboração de um manual de literacia financeira para pessoas com deficiência, uma ação que se prolongará ao longo do ano, com reuniões periódicas entre ambas as partes.

“É difícil escolher uma ação, visto que são todas importantes para as respetivas instituições e, sobretudo, serão desenvolvidas pelos colaboradores do Grupo Montepio. Mas gostaria de destacar, pela ligação à nossa matriz financeira e solidária, a elaboração deste manual de literacia financeira para pessoas com deficiência”, sublinha Maria Angélica Aires.

Uma edição que relança o projeto

O Mês do Voluntariado Corporativo Montepio regressou em força, ainda que de forma tímida como referimos no início. Entre 2020 e 2022, a área de voluntariado corporativo do Grupo Montepio, apesar das limitações provocadas pelo contexto pandémico, não parou e deu continuidade a algumas iniciativas solidárias, como sejam a entrega de computadores junto de um conjunto de entidades do setor social, para acompanhamento dos mais jovens no ensino à distância. “Regressamos agora ao convívio com os voluntários, através de um modelo mais contido, tendo em consideração que a pandemia ainda não terminou”, sublinha Maria Angélica Aires.

O objetivo, esse, não mudou. “Vamos devolver à sociedade, de modo literal, o que a mesma nos dá”, resume Maria Angélica Aires. Esta será, ainda assim, uma edição experimental, que relançará as atividades coletivas de voluntariado. “É um modelo que proporcionará uma maior proximidade entre os voluntários do Montepio e os beneficiários das localidades abrangidas pela estratégia de voluntariado com foco territorial, aliada ao voluntariado de competências. Queremos estimular as duas linhas de atuação e este modelo é o que nos dá mais liberdade para alcançarmos os nossos objetivos”, conclui a responsável.

 

Sabia que…
A palavra “voluntário” vem do latim “voluntarius” e significa “aquele que age por vontade própria”? As Nações Unidas proclamaram o dia 5 de dezembro como “Dia Internacional do Voluntário” com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo, constituindo uma excelente oportunidade para que as organizações de voluntariado possam dar visibilidade aos seus projetos a nível local, nacional e internacional.