Fevereiro 27, 2025
“Paraíso de Coura” em exposição no atmosfera m Lisboa


“Paraíso de Coura” chega a Lisboa, em formato de exposição fotográfica, após o lançamento da obra com o mesmo nome. Pela primeira vez, as imagens e as vidas deste icónico festival de música em Paredes de Coura (distrito de Viana do Castelo), captadas ao longo de 20 anos pelo reconhecido fotógrafo Alfredo Cunha, e retratadas no livro “Paraíso de Coura”, de sua autoria, ganham vida.
A inauguração da exposição, precedida de cocktail, inclui uma sessão de apresentação moderada pelo jornalista Mário Lopes, que reunirá o fotógrafo Alfredo Cunha, João Carvalho, diretor do festival, e Sandra Maria Teixeira, curadora.
A sessão terá início às 18h30 e promete uma conversa enriquecedora sobre o festival Paredes de Coura e o espólio de fotografias de Alfredo Cunha, captadas ao longo de 20 anos de festival.
Há alguns anos, o inglês James Blake, num concerto nocturno marcado pela força solene do silêncio, comoveu-se. Elogiou a beleza natural que o envolvia, luzes do palco a iluminar gloriosamente a colina verdejante que o emoldura, olhou timidamente o público e suspirou. “Acho que consigo ver-vos a todos”. Foi o que fez Alfredo Cunha. Viu-nos a todos, viu tudo. O antes, o durante e o depois. Documentou o que os olhos alcançam e trouxe à superfície algo incorpóreo, uma presença que se intui e a que chamou “Paraíso de Coura”.
Mário Lopes
Não perca!
Confirme a sua presença através do e-mail atmosferam.lisboa@montepio.pt, indicando o número de acompanhantes.
Quando: 6 de março, às 18h00
Onde: atmosfera m, Rua Castilho, n.º 5, Lisboa