Junho 24, 2022

“Por favor cria-me de novo!” no atmosfera m Porto

O espaço atmosfera m Porto inaugura, a 2 de julho, a exposição de pintura “Por favor cria-me de novo!”, da autoria da portuense Luísa S. Ferreira

Ler mais

A galeria expositiva do espaço atmosfera m Porto é palco, no próximo dia 2 de julho, pelas 15 horas, da inauguração da exposição “Por favor cria-me de novo!”, de Luísa S. Ferreira.

“Pinto, como se respirasse. Umas vezes consciente, na maior parte das vezes, não. Tudo o que ouço, leio, observo ou imagino, transformo. Transpiro e crio algo que não é mais do que o existente. São traços, pinceladas, que surgem da minha mão, ideias coletivas que se colam a uma folha de papel, a uma tela, como descobertas desde sempre conhecidas”, refere a artista.

A mostra estará patente até 25 de agosto, com entrada gratuita.

Visite-nos!

Onde: atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158

 

Por Luísa S. Ferreira…

Pertencer a alguém ou a si própria? Poderá alguém exercer o seu poder sobre nós? Onde reside a nossa força, a nossa individualidade? De onde viemos? Para onde vamos? Nascemos e morremos sozinhos. A quem pertencemos, senão a nós mesmos? O poder está na nossa solidão. Apenas isso. Todos os encontros se fazem a partir da palavra. Conversas que se transformam, que se transfiguram. Conversas biodegradáveis. Renascer, talvez seja a melhor opção. Quem nos poderá criar de novo? Poderemos nós mesmos reinventar-nos como seres de um futuro próximo? Poderemos ser apenas prolongamentos de passados envolvidos por presentes, hoje aqui, amanhã ali? Por onde poderemos passar? Por onde poderemos evoluir? Como sangue que circula a cada batida apaixonada, à sombra, como se uma visão superior se organizasse, autónoma, sem nos pedir licença para modelar novos seres. A mente, aberta, supera o nosso medo, abre-nos novos horizontes, caminhos que nos levam mais longe, até ao topo de montanhas de onde podemos observar o mundo. Deverão os sólidos ser iluminados? A criação será coerente? Como saber?! Por favor, cria-me de novo, diz o ser ao seu criador. Abre a tua mente e aguarda, responde-lhe este, desperto de novo, na sua voz longínqua. Uma luz iluminará as tuas dúvidas, continua, e tu poderás esquecer tudo e voltar a percorrer o mesmo caminho como se fosse a primeira vez.

 

Notas biográficas da autora:

Luísa S. Ferreira nasceu no Porto. Licenciou-se em História e concluiu o Mestrado em História Moderna na FLUP. Fez o Curso de Pós-graduação em Dramaturgia e Argumento na ESMAE. Frequentou a ESBAP e a Escola de Jazz do Porto. Participou em vários workshops de cinema de animação, em Espinho. Dedica-se à pintura, à ilustração e à escrita. Expõe desde 1984.