Maio 24, 2018

“Temos uma determinação muito grande em estar onde se discute a economia social”

António Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista Montepio (AMM), foi um dos oradores na sessão de abertura da 3.ª edição da feira Portugal Economia Social, que decorreu nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
Ler mais

Pela posição que assume, de maior associação mutualista do país e uma das maiores da Europa, a Associação Mutualista Montepio encontra na economia social um espaço natural de atuação. Por isso, uma vez mais a instituição esteve presente na Portugal Economia Social. “Estamos presentes na Portugal Economia Social porque temos uma determinação muito grande em estar sempre onde se discute a economia social e analisa aquilo que é o percurso histórico do setor e as possibilidades do seu desenvolvimento ao serviço das pessoas, da economia e do país”, explicou António Tomás Correia, na sessão de abertura da iniciativa.

No seu discurso, o presidente da Associação Mutualista Montepio destacou a importância da feira Portugal Economia Social para o fortalecimento do setor, ao permitir a discussão de temáticas relevantes, como o empreendedorismo, a inovação social, a capacitação, o desenvolvimento sustentável ou o financiamento.

“Não tenho dúvida de que os diversos dirigentes e participantes vão sair daqui mais enriquecidos e mais preparados para, nas suas zonas de trabalho, nas suas organizações, encontrarem soluções para fortalecer as diversas instituições da economia social, as suas diversas famílias e a economia social no seu conjunto”.

António Tomás Correia considerou ainda que a feira Portugal Economia Social pode ser a alavanca para ajudar a “lançar um programa para o conjunto de todas as instituições da economia social, no sentido de as tornar mais fortes e participantes naquilo que é o desenvolvimento do seu peso na economia”, sublinhando que “um país com mais economia social, será mais cidadão e mais preparado para vencer os desafios do futuro”.

O presidente da Associação Mutualista Montepio enalteceu o papel que a economia social desempenhou durante a última crise. “Se não fosse o trabalho desenvolvido pelas instituições da economia social ao longo de um período muito difícil para o país, para as nossas mulheres e para os nossos homens, certamente as dificuldades por que passámos seriam muito mais profundas e muito mais difíceis de ultrapassar. A economia social foi decisiva e determinante para atenuar o problema com que estivemos confrontados”, e isso mostra que o setor “é importante para que o país possa fazer face aos desafios do futuro”, rematou.