Novembro 15, 2018

“Vela Sem Barreiras” promove desporto inclusivo com o apoio da Associação Mutualista

Primeiro catamaran para pessoas com mobilidade reduzida, patrocinado pela Associação Mutualista Montepio, já faz atividades regulares semanais promovendo a inclusão social através do desporto.
Ler mais

O projeto “Vela sem Barreiras” promove a prática da vela a pessoas com mobilidade reduzida através de um barco totalmente construído em Portugal.

É o primeiro catamaran do mundo desenvolvido para este propósito, com todos os requisitos de construção e segurança para transportar até 10 pessoas, incluindo 4 cadeiras de rodas, possuindo as características necessárias para tornar este desporto acessível a toda a população.

Depois de algumas alterações técnicas, diversas certificações do barco e das infraestruturas de apoio na marina, decorridas durante os meses de setembro e outubro com o intuito de facilitar a sua utilização, o catamaran “INCA” já contabiliza quatro semanas de saídas regulares com jovens das seguintes entidades:

APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo);
CerciGaia (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Gaia);
– Sim, Somos Capazes (Projeto de transição para a vida adulta de alunos com necessidades especiais de educação com currículo específico individual);
APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

“Os resultados têm sido incrivelmente satisfatórios e tudo indica que na primeira avaliação formal que faremos com os terapeutas, no final do ano, conseguiremos avaliar progressos e uma satisfação com o programa que no fundo se resume aos sorrisos que estes jovens e adultos nos deixam quando estão no barco!” afirma Diogo Barros, treinador olímpico de vela e fundador do “Vela sem Barreiras”.

Desenvolvido pela empresa BBDouro, o “Vela Sem Barreiras” projeto inclusivo e de valor acrescentado no âmbito da responsabilidade social e cidadania foi pensado para todos aqueles que, por alguma razão, não têm capacidade de praticar vela. Procura proporcionar a todos os cidadãos a possibilidade de aprenderem e praticarem esta modalidade, promovendo a independência e autonomia e aumentando, desta forma, os níveis de realização pessoal e autoestima.