Agosto 18, 2022

Vernissage | “Casais de sonho” do coletivo Borderlovers

O espaço atmosfera m Porto inaugura, no próximo dia 1 de setembro, pelas 18 horas, a exposição "Couples de rêve/ Casais de sonho", da autoria do coletivo Borderlovers

Ler mais

O arranque do mês de setembro reserva-nos boas surpresas! No dia 1, no espaço atmosfera m, situado na Rua Júlio Dinis, realiza-se a vernissage da exposição “Couples de rêve/ Casais de sonho”, do coletivo Borderlovers, criado por Pedro Amaral e por Ivo Bassanti.

Se está pela Invicta, visite-nos e conheça esta magnífica exposição de galeria que apresentará diversas obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginariamente unidos, com amor e humor, pelo intelecto, pela vida e pela obra e não pela carne. Uma equação que evidencia o valor das mulheres e o seu papel histórico, social, filosófico e artístico, de forma paritária, nas culturas portuguesa e francesa e que celebra os laços de afeto entre os dois povos, consubstanciados em particular pela presença em França de uma enorme comunidade lusófona e em Portugal por um número crescente de expatriados franceses.

A não perder!

Onde: atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158
Quando: de 1 de setembro, às 18h

 

SINOPSE

Nesta exposição, sob a égide de Rosa Mota e de Pierre de Coubertin, os artistas Nathalie Afonso, Pedro Amaral, Ivo Bassanti, Carlos Farinha e Mathieu Sodore mostram obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginariamente unidos, com amor e humor, pelo intelecto, pela vida e pela obra e não pela carne.

Esta equação coloca em evidência o valor das mulheres e o seu papel histórico, social, filosófico, e artístico, de forma paritária, nas culturas portuguesa e francesa e enaltece os laços de afeto entre os dois povos – duas comunidades dinâmicas, móveis e ativas – consubstanciados em particular pela presença em França de uma enorme comunidade lusófona, e em Portugal de um número crescente de expatriados franceses.

Em exposição estarão os seguintes 12 casais imaginários: Jeanne d’Arc / Nuno Álvares Pereira; Simone Veil / Aristides de Sousa Mendes; Rainha Dona Leonor / Abbé Pierre; Simone Segouin / Salgueiro Maia; Ana de Castro Osório / Victor Hugo; Mário Cesariny / Rimbaud; Gisèle Halimi / Virgínia Quaresma; Maria João Pires / Claude Debussy; Maria de Medeiros /Jean Luc Godard; Rosa Mota / Pierre de Coubertin; Marie Curie / António Damásio; Camille Claudel / Júlio Pomar.

A estes juntam-se novas obras e outros casais que convidamos a descobrir…