Colaboradores

Valorizamos quem luta por valores e ideais

Pela igualdade de oportunidades

Os colaboradores são um fator preponderante no desenvolvimento do Grupo Montepio, contribuindo para a criação de valor e desenvolvimento de vantagens competitivas.

Em 2015, a atuação do Grupo Montepio continuou a ser pautada por iniciativas consideradas estratégicas no domínio da Gestão dos Recursos Humanos, das quais se destacam a qualidade de oportunidades e a garantia de boas condições de trabalho num ambiente propício ao desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

Capital humano

Sistema de Gestão de Desempenho

A envolvente externa tem vindo a colocar à Associação Mutualista Montepio um vasto conjunto de desafios: de natureza financeira, de supervisão e de relação com os seus stakeholders. As diligências de ajustamento a esses desafios exigem respostas assertivas, com vista à potenciação da eficácia da Instituição e dos respetivos processos.

A promoção da cultura e dos valores Montepio, bem com o cumprimento dos Objetivos Estratégicos, nomeadamente no que se refere à valorização do mérito, exige a adaptação de diversos processos. Entre eles o Sistema de Gestão de Desempenho (SGD) que, em articulação com os stakeholders relevantes, contribui para uma visão integradora de desempenho da Associação Mutualista Montepio.

Formação e Desenvolvimento de Competências

Consciente de que os colaboradores são os principais ativos da instituição, o Grupo Montepio tem vindo a desenvolver esforços que garantem a sua formação, desenvolvimento e bem-estar. Com base na política de formação em vigor, são identificadas periodicamente as necessidades de formação dos colaboradores e assegurada a avaliação da eficiência e eficácia da política de formação, com vista a promover uma maior motivação e organização das equipas.

Em 2015 foram cumpridos os principais objetivos previstos no plano de formação. Estes foram orientados para dar resposta a obrigações legais e compromissos assumidos com entidades de supervisão, apoio à certificação internacional de auditores internos e implementação das iniciativas do programa Montepio i9.

Saúde e Segurança

39

Exames de Admissão

2 465

Exames Periódicos

177

Exames Ocasionais

Iniciativas de promoção de saúde

Durante o ano de 2015, o Grupo Montepio desenvolveu atividades de prevenção e bem-estar ao abrigo do Programa Trabalhar em Tempo de Mudança, entre outras iniciativas.

Programa trabalhar em tempo de mudança

No âmbito deste programa, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Ação de sensibilização dedicada ao tema “Riscos Psicossociais”. A ação disponibilizou informação sobre a Campanha de Locais de Trabalho Saudáveis e a Gestão do Stress da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho
  • Apoio psicológico (presencial e telefónico) regular a colaboradores identificados com essa necessidade
  • Desenvolvimento da ação “Informação e Saúde no Trabalho & Apoio Social”, que deu a conhecer a área da Saúde no Trabalho e os riscos mais relevantes relacionados com as principais atividades do Grupo Montepio – informação fundamental de admissão nos colaboradores

Outras iniciativas

O Grupo Montepio realizou, em paralelo ao programa acima apresentado, um conjunto de sensibilizações para a saúde e bem-estar, entre elas:

  • Iniciativas de comunicação interna de sensibilização para temáticas específicas de SST: Diabetes, Saúde Mental, Prevenção do Cancro da Mama, Exposição solar, Obesidade e Luta Contra o Cancro
  • Celebração do Dia Mundial do Coração – rastreio cardiovascular em parceria com a Fundação Professor Fernando de Pádua (atmosfera m)
  • 3ª Corrida Montepio
  • Estabelecimento de protocolos com ginásios, passeios e convívios (em colaboração com os Serviços Sociais)
  • Campanha “Vá pelas Escadas”. Tendo em conta o sedentarismo inerente ao tipo de atividade habitualmente exercida pelos colaboradores, procedeu-se à divulgação e colocação de cartazes em pontos-chave dos diversos edifícios do Grupo Montepio (por todo o país)

Voluntariado corporativo

O Programa de Voluntariado Corporativo contou com cerca de 1 400 colaboradores e reformados inscritos na Bolsa de Voluntariado (+8% face a 2014).

No âmbito da política de responsabilidade social interna, foram promovidas 34 ações de voluntariado corporativo, que envolveram o estabelecimento de parcerias com 36 entidades externas nos diversos domínios de atuação – social, ambiental, proteção animal e cultural.

34

Iniciativas de voluntariado desenvolvidas

1 400

colaboradores envolvidos