< Voltar à página de Experiências

Gratuito

Exposição “Da pintura ao artefacto”

Nesta exposição de arte contemporânea, João Dias, artista plástico e Associado Montepio, convida à exploração de novas linguagens visuais, deixando a descodificação das estruturas em aberto. Aceite a nossa sugestão e visite “Da pintura ao artefacto”, em exibição no espaço atmosfera m Lisboa, de 8 de maio a 14 de junho.

Na exposição “Da pintura ao artefacto”, fragmentos de tinta e formas escultóricas tradicionais dão origem a peças modulares de inspiração vanguardista. Assinada por João Dias, artista plástico e Associado Montepio, esta mostra de arte contemporânea reflete o processo evolutivo da obra do autor, partindo de uma matriz bidimensional, exclusivamente associada à Pintura, até ao atual ponto do processo, tridimensional, volumétrico e escultórico na sua essência e propósito.

Sobre o artista

João Dias é um artista plástico com foco no desenvolvimento de linguagens visuais que exploram relacionamentos entre Escultura, Arquitetura e, particularmente, Arqueologia. Para tal, utiliza estratégias de pensamento decorrentes da Pintura e do Desenho, a fim de explorar meios e materiais contemporâneos industriais, refletindo sobre os limites da linguagem plástica e da tradição.

Se no caso das obras para espaço público, numa dinâmica site-specific, a intencionalidade é a da interação com o artefacto; nos pequenos artefactos processuais, por outro lado, emerge a vertente de posse e apropriação do objeto que apresenta narrativas apenas parcialmente descodificadas.

O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em cidades como Munique, Berlim, Gdanzk, Barcelona, Murcia, Londres, Paris, Los Angeles, São Francisco ou Nova Iorque. Foi premiado com a bolsa INOV-Art para a cidade de Berlim, onde viveu entre 2008 e 2012. É Diretor Artístico do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu, desde 2018. A sua obra pode ser encontrada nas coleções de Arte da Fundação PLMJ, coleção Edge Arts e Coleção de Múltiplos Carpe Diem.

Destinatários: Associados e Não associados.

 

Informação

Datas: 08.mai a 14.jun

Distrito: Lisboa

Preço: Gratuito

Horário: segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00; sábado das 11h00 às 17h00

Referência: 8027/19

Confirme os seus dados

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.