Gratuito

Exposição “Trajectos de uma vida”

Obras inéditas do pintor açoriano Victor Azevedo integram “Trajectos de uma vida”, a exposição póstuma do consagrado artista, que pode visitar no espaço atmosfera m Lisboa, de 19 de fevereiro a 16 de março. Não perca!

Sobre a exposição: ”Trajectos de uma vida”, em exposição no espaço atmosfera m Lisboa de 19 de fevereiro a 16 de março, é uma homenagem à vida e obra do pintor Victor Azevedo (1948-2019). Desenhos e pinturas, alguns inéditos, revelam a constante evolução do artista modernista que mistura diferentes linguagens e técnicas de contornos ousados.

Considerado por muitos dos seus pares como um “artesão da luz”, Victor Azevedo privilegiou o acrílico sobre tela, tendo também deixado alguns desenhos a pena, carvão, pastel, e técnicas mistas. Abordando diversas linguagens sobre os mais variados temas regionais, nacionais e universais, produziu importantes obras que carregam a marca da paisagem e das gentes dos Açores.

Sobre o artista: Victor Azevedo, pintor e artista plástico nascido em Angra do Heroísmo, foi discípulo de Domingos Rebelo (1891-1975) na juventude, concluiu o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e dedicou parte da sua vida ao ensino.

Uma das obras com maior visibilidade deste autor, “Espírito Santo”, integra o espólio artístico do Vaticano. Importa destacar também a obra “Corte Real”, que se encontra na fragata homónima da Marinha de Guerra Portuguesa.

O trabalho de Victor Azevedo encontra-se também representado em várias coleções de organismos oficiais tais como o Gabinete do Ministro da República para os Açores, Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, Secretaria Regional de Saúde e Segurança Social, Ex-Secretaria Regional da Administração Interna, Rádio Televisão Portuguesa/Açores-Delegação em Ponta Delgada, Rádio Televisão Portuguesa/Açores-Delegação de Angra do Heroísmo, entre muitos outros.

Destinatários: Associados e Não associados.

Local do encontro: atmosfera m Lisboa

Nota: A pedido do detentor do espólio do artista e promotor da exposição, o conteúdo foi escrito segundo o antigo Acordo Ortográfico.

Informação

Datas: 19.fev a 16.mar

Distrito: Lisboa

Preço: Gratuito

Horário: Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00; Sábados das 11h00 às 17h00

Referência: 8009/20

Confirme os seus dados

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.