1.ª etapa da Rota das Aldeias Históricas

A Associação Mutualista reuniu cerca de duas dezenas de associados para integrar a 1.ª etapa da Rota das Aldeias Históricas de Portugal, entre Belmonte e Sortelha. Um passeio de elevado interesse histórico e cultural, vivido em ambiente de animada descontração.

A Rota das Aldeias Históricas continua a ser um roteiro turístico temático de elevado interesse, porquanto permite conhecer em detalhe o património histórico e cultural do nosso país. Desafiados pela AMM, 23 associados integraram a 1.ª etapa do percurso, ficando a conhecer a aldeia de Belmonte – terra do navegador Pedro Álvares Cabral – e Sortelha, aldeia que retrata a época medieval.

Em Belmonte, acompanhados por um guia, os associados conheceram os emblemáticos edifícios da família Cabral, a estátua de Pedro Álvares Cabral, a antiga judiaria da comunidade, o Pelourinho e os antigos Paços do Concelho. Foi ainda possível visitar o Castelo, fortaleza militar e residência da família Cabral, e a Igreja de Santiago.

Após paragem para o almoço, o grupo dirigiu-se até Sortelha, onde visitou os principais locais de interesse histórico e turístico: o Castelo, o Pelourinho, a calçada e muralha medieval, os Paços da Via Sacra, as sepulturas antropomórficas, a Igreja de Nossa Senhora das Neves e a Torre do Facho, entre muito mais.

Concluiu-se, assim, o primeiro passeio pelas Aldeias Históricas de Portugal, repleto de momentos de partilha e boa disposição. A próxima etapa, entre as aldeias de Marialva e Castelo Rodrigo, realiza-se a 24 de fevereiro.

Saiba mais aqui. 

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.