3.ª etapa da Rota das Aldeias Vinhateiras

Integrados no Programa Experiências AMMe da Associação Mutualista Montepio, um grupo de 25 associados participou na 3.ª e última etapa da rota das Aldeias Vinhateiras

Tal como nas duas anteriores etapas, o grupo de associados partiu do Porto, mas agora com destino à aldeia vinhateira de Barcos, em pleno Alto Douro, que teve a oportunidade de conhecer através de um passeio a pé. A Igreja Matriz, que data do século XII, o Cruzeiro dos Centenários de Barcos, a Fonte Velha, o Fontanário do Largo do Adro, o antigo Forno da Confraria, e os tradicionais solares e casas senhoriais, foram alguns dos pontos de visita obrigatória. Houve ainda tempo para uma visita ao Santuário de Santa Maria do Sabroso, que preserva ainda vestígios arquitetónicos do proto-histórico, provavelmente habitado no século I d.C. O Santuário de Nossa Senhora do Sabroso enche-se de fiéis e visitantes por alturas das festividades religiosas, que se realizam anualmente no último domingo de maio e a 15 de agosto, e cujo ponto alto são as já famosas procissões.

Depois de um animado almoço em Tabuaço, os associados rumaram à aldeia de Trevões, onde visitaram o Museu de Arte Sacra – um pequeno núcleo museológico que comprova a ligação que Trevões sempre teve com a igreja – e o Museu Etnográfico de Trevões, que encantou o grupo pela recriação fiel de espaços ligados à vida da freguesia, albergando o mais variado tipo de peças e dando a conhecer os costumes e modos de vida passados. O grupo teve ainda a oportunidade de conhecer a igreja paroquial, classificada como Património Nacional.

O último ponto da rota das Aldeias vinhateiras foi, como não poderia deixar de ser, o fabuloso Museu do Vinho de S. João da Pesqueira. No museu, cuja temática está focada no vinho e na vinha da região do Douro, os associados ficaram a conhecer um pouco da região demarcada onde se encontra, bem como as fases de produção até chegar à etapa em que culminou a experiência: a prova do vinho do Porto!

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.