6.ª etapa do Caminho da Costa a Santiago
O Caminho Português da Costa a Santiago – um percurso pela orla marítima que parte do Porto até Santiago de Compostela –, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo habitualmente utilizado pelas populações costeiras e por quem desembarcava nos portos marítimos.
Atualmente, este caminho é uma importante rota de peregrinação, fisicamente exigente, mas cultural e espiritualmente recompensadora, que tem conquistado o interesse da comunidade associativa.
Esta experiência, integrada no Programa AMMe, constitui a 6.ª etapa de um conjunto de 14 – uma jornada que começou em setembro de 2018 e que terá o seu término em outubro de 2019, depois de percorridos 312 km – e reuniu cerca de 84 associados que se juntaram à AMM para viver mais uma aventura.
Nesta caminhada, entre Carreço, freguesia conhecida pelas suas praias deslumbrantes, e Caminha, vila histórica de grande beleza natural, os associados percorreram cerca de 20 km, em ambiente de grande motivação e companheirismo.
O percurso contou mais uma vez com a presença do guia e historiador Manuel Araújo, especialista no Caminho de Santiago e que, em dezembro último, foi mesmo reconhecido e entronizado Confrade da Aquicofradaria del Glorioso Apostol Santiago, na Basílica, em Santiago, Espanha.
Não perca a oportunidade de participar na próxima etapa: um percurso de 20 km que o levará do norte de Portugal à Galiza.
Saiba mais aqui.
Fotos: Ângelo Pinho.