AMMei Descobrir | Passeio de vela na Foz do Douro
Integrado no Programa de Experiências AMMe, um grupo de 14 associados subiu a bordo do cataraman Inca, desenvolvido pela empresa BBDouro com o apoio da Associação Mutualista Montepio, para apreciar a beleza das zonas ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia.
Durante as duas horas de passeio, os associados tiveram oportunidade de controlar e dirigir o barco, perceber como se usa o vento e ter um primeiro contacto com a prática da vela.
A experiência garantiu o cumprimento das normas de segurança da Direção-Geral de Saúde, proporcionando, simultaneamente, um momento de descontração, como assegurou o Associado Montepio Mauro Monteiro: “Com a segurança ajustada ao contexto pandémico, conseguimos desligar um pouco da realidade e usufruir de uma experiência divertida e tranquilizadora.”
Saiba mais
Desenvolvido pela BBDouro com o apoio da Associação Mutualista Montepio, o catamaran Inca nasceu do projeto “Vela sem Barreiras”, iniciativa que promove a prática da vela a pessoas com mobilidade reduzida através de um barco totalmente construído em Portugal. O Inca é o primeiro catamaran do mundo desenvolvido para este propósito, com todos os requisitos de construção e segurança para transportar até 10 pessoas, incluindo 4 cadeiras de rodas, tornando este desporto acessível a toda a população.
O “Vela Sem Barreiras” é um projeto inclusivo e de valor acrescentado no âmbito da responsabilidade social e cidadania, pensado para todos aqueles que, por alguma razão, não têm capacidade de praticar vela. Procura proporcionar a todos os cidadãos a possibilidade de aprenderem e praticarem esta modalidade, promovendo a independência e autonomia e aumentando, desta forma, os níveis de realização pessoal e autoestima.