Associados descobrem o Paço Episcopal do Porto
Uma visita com história
Esta experiência, sempre acompanhada pela guia Francisca Guimarães, teve início no átrio do edifício que possui uma imponente escadaria de granito e que demonstra um trabalho único de entalhe. Dividida em dois lanços paralelos encaminha os visitantes para um belo portal palaciano.
Já na Sala dos Espelhos os associados contemplaram os famosos espelhos barrocos com moldura em talha dourada, e, imediatamente a seguir, na Sala do Brasão, em estuque pintado, o notável brasão de armas do bispo Dom Frei João Rafael de Mendonça, personalidade a quem se deve a construção deste edifício.
Vendo o edifício por fora, ninguém tem ideia da sua beleza interior. A escadaria é de uma beleza sem igual.
Houve ainda a oportunidade de visitar a Sala de Audiências, o local utilizado para atos oficiais e receção de convidados. À frente desta, encontra-se a Sala do Trono onde decorria a tomada de posse dos Bispos. Este salão, pelas suas tonalidades, ficou também conhecido como a Sala Vermelha, cor que simboliza o Amor Divino.
Durante a visita foi possível contemplar, ainda, a vista panorâmica sobre o Douro devido à sua posição elevada e privilegiada sobre a cidade do Porto. No final, os associados beneficiaram de um espaço de exposições com peças do belíssimo acervo da Diocese do Porto, que se revelou um complemento muito interessante à visita.
Experiências para recordar
Mais do que atividades, a Associação Mutualista Montepio investe na promoção de ações que marcam a diferença junto dos associados. Verdadeiras experiências que marcam para a vida. Sendo a maior associação do país, com cerca de 630 mil associados, é imprescindível que deixe uma marca na vida das pessoas a que ela se uniram.
Desde Hiking pelos Picos da Europa, a batismos de voo e vela e concertos únicos nos melhores festivais de música, as experiências Montepio prometem pôr a adrenalina à prova e garantir emoções extra à vida dos associados.
Consulte o programa completo das Experiências Montepio.