Associados em visita à Igreja de Válega e Casa-Museu Egas Moniz Associação Mutualista Montepio

Associados em visita à Igreja de Válega e Casa-Museu Egas Moniz

O Programa AMMei, no âmbito do qual a Associação Montepio proporciona experiências inesquecíveis, reuniu mais um grupo de 15 associados, desta feita para uma visita à Igreja de Válega e à Casa-Museu Egas Moniz

Momentos surpreendentes aguardavam pelo grupo de associados que decidiu integrar, recentemente, uma visita à Igreja de Válega, situada em Ovar, seguida de uma visita à Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, município de Estarreja.

Em Ovar, após entrada na Igreja de Válega, os participantes imergiram numa verdadeira viagem à obra-prima da arte da pintura do azulejo e uma das mais impressionantes igrejas do nosso país. A sua fachada, virada a poente, é particularmente bela, fazendo lembrar, à luz do sol, um autêntico templo dourado, cintilante e de múltiplas cores.

Já em Avanca, os associados visitaram a Casa-Museu Egas Moniz, onde nasceu e viveu António Caetano de Abreu Freire de Resende, conhecido por Egas Moniz. Figura incontornável da Ciência, médico, leitor ávido, escritor, intelectual e o primeiro português a receber um Prémio Nobel, ampliou-a e restaurou-a em 1915, e dali fez sua casa de família nos períodos de descanso longe de Lisboa.

No espaço museológico – que mantém a traça solarenga do séc. XVIII, mobiliário de estilo D. José, D. João V, D. Maria, Luís XVI, Império, Holandês e Charão, mas também a harmonia e ordem deixada por Egas Moniz –, entre o belíssimo conjunto arquitetónico composto por tetos em caixotão com apainelados, biblioteca, sala de jogos, entre outras, podem apreciar-se requintadas peças de coleção, de beleza ímpar.

Peças de porcelana da Companhia das Índias, Cantão, Saxe, Sevres, porcelanas e faianças antigas, obras de pintura de Carlos Reis, João Reis, Falcão Trigoso, entre tantos outros artistas, gravuras, esculturas, desenhos, vidros e cristais, ourivesaria e tapeçaria, fazem jus ao emérito e exigente colecionador Egas Moniz, num vasto espólio artístico que ali se encontra reunido e se junta a outro, científico.

No final da visita, os associados foram convidados a degustar um mini pão-de-ló, produto tradicional da cidade de Ovar, considerado a principal iguaria gastronómica daquela região.

 

Gostava de integrar uma experiência? Clique aqui e conheça a agenda.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.