Associados integram roteiro pelo Porto

Mais de duas dezenas de associados visitaram o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a Capela Carlos Alberto e o Museu Romântico do Porto, locais célebres pela presença do exilado Rei da Sardenha.

Uma experiência cultural

A Associação Mutualista Montepio reuniu mais de duas dezenas de associados para integrar o “Roteiro Carlos Alberto” – dedicado ao Rei da Sardenha – e conhecer os locais que marcaram o seu exílio no Porto durante o ano de 1849.

Integrado no Programa AMMe, este percurso cultural teve início no Palacete dos Viscondes de Balsemão, uma casa nobre do século XVIII, onde Carlos Alberto se instalou na chegada à cidade Invicta. Acompanhados pela Dra. Alda Bessa da Câmara Municipal do Porto, os associados visitaram o local e usufruíram das explicações detalhadas partilhadas pela guia.

O passeio prosseguiu até à Capela Carlos Alberto, erigida nos finais da década de 1850 em homenagem ao Rei da Sardenha. Envolto pelos Jardins do Palácio de Cristal, este jazigo foi construído pela princesa Augusta de Montléart, meia-irmã do Rei, e apresenta o romantismo próprio da época.

A terminar o dia, o grupo de associados teve ainda oportunidade de visitar o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, também apelidada por Quinta do Sacramento. O Museu pretende recriar os ambientes e estéticas do século XIX assim como perpetuar a memória do Rei, que ali faleceu a 28 de julho de 1849.

Esta foi mais uma realização no âmbito do Programa de Experiências da Associação Mutualista, que contribuiu para aprofundar conhecimentos e que elucidou todos os participantes quanto à importância do Rei Carlos Alberto para a história da cidade Invicta.

Experiências para recordar

Mais do que atividades, a Associação Mutualista Montepio investe na promoção de ações que marcam a diferença junto dos associados. Verdadeiras experiências que marcam para a vida. Sendo a maior associação do país, com cerca de 630 mil associados, é imprescindível que deixe uma marca na vida das pessoas a que ela se uniram.

Desde Hiking pelos Picos da Europa, a batismos de voo e vela e concertos únicos nos melhores festivais de música, as experiências Montepio prometem pôr a adrenalina à prova e garantir emoções extra à vida dos associados.

Consulte o programa completo das Experiências Montepio.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.