Associados visitam Estação Meteorológica

A Estação Meteorológica e Aerológica de Gago Coutinho acolheu a visita de 32 associados Montepio, que ficaram, desta forma, a conhecer o trabalho desenvolvido pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

A Associação Mutualista Montepio reuniu mais de três dezenas de associados para integrar uma visita guiada à Estação Meteorológica e Aerológica de Gago Coutinho, em Lisboa, que faz parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de uma breve explicação sobre as estações meteorológicas nacionais e o seu funcionamento geral, o grupo iniciou a visita às instalações do IPMA, ficando a conhecer duas estações – a clássica e a automática –, assim como os diversos equipamentos/instrumentos de medição.

Foi ainda possível assistir ao lançamento de um balão meteorológico, equipado para medir grandezas meteorológicas – pressão atmosférica, temperatura, humidade relativa do ar e vento ao longo da atmosfera vertical –, e para transmitir, em tempo real, dados atmosféricos que serão utilizados em estudos locais e regionais ou para disseminação nacional e internacional.


Foi uma experiência muito agradável e informativa. Além disso, tivemos a sorte de desfrutar de um dia extraordinário – meteorologicamente falando, claro

Associado Daniel Coelho

Concluiu-se, assim, mais uma realização do Programa de Experiências AMMe, repleta de momentos de partilha e boa disposição, que contribuiu para aprofundar o conhecimento de todos os participantes.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.