Caminho Cultural para Fátima | 8.ª etapa concluída

O Caminho Cultural para Fátima prossegue o seu trilho e já concluiu 8 de 11 etapas. Nesta última, marcaram presença mais de meia centena de associados

O Programa AMMe – experiências proporcionou, uma vez mais, uma animada caminhada aos mais de cinquenta associados inscritos na 8ª etapa do Caminho Cultural para Fátima.

O percurso teve início nas ruínas de Conímbriga, localizadas em Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra. Os peregrinos seguiram pelos trilhos rurais da serra de Sicó, ligando as famosas ruínas da cidade romana de Conímbriga aos extraordinários geomonumentos do maciço calcário de Sicó. A beleza natural da localidade, bem como as pitorescas aldeias e lugares cuja história foi sendo relatada pelo guia, foram muito apreciadas pelo grupo.

Seguiu-se a passagem pelo Zambujal, terra de azulejos ilustrativos, em direção à vila Romana do Rabaçal, local onde tiveram oportunidade de almoçar e adquirir um dos melhores laticínios do país, o célebre Queijo do Rabaçal. A economia desta freguesia rural assenta, essencialmente, na produção deste queijo e embora existam atualmente algumas unidades industriais de produção, esta iguaria é, na sua maioria, de fabrico caseiro.

Depois de almoço, os associados reiniciaram a caminhada que terminou ao final da tarde em Alvorge com a visita ao Centro Etnográfico, para daí regressarem, de autocarro, ao Porto.

Gostava de integrar a próxima etapa do Caminho Cultural para Fátima? Saiba como aqui.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.