Mosteiro da Batalha acolhe visita histórica de associados
Domingo, mais de duas dezenas de associados, desfrutaram de um passeio que começou por uma visita completa ao Mosteiro da Batalha, através da qual ficaram a conhecer a história que levou à sua construção e apreciar todo o trabalho de mestria.
Os participantes assistiram ainda ao início da celebração da tradicional eucaristia do Domingo de Ramos, visitaram as capelas imperfeitas e assistiram ao render da guarda na sala do soldado desconhecido.
O Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota recebeu os associados para um agradável almoço de inspiração medieval, no qual o guia lhes foi explicando como se alimentavam os portugueses naquela época, desmistificando algumas crenças. Afinal, na época medieval a batata ainda não havia chegado ao nosso País, a doçaria conventual tradicional aproveitava as gemas dos ovos pois as claras serviam para as pinturas e outas funcionalidades e a carne mais consumida era o frango, galinha ou o porco fumado.
Após o almoço, foi tempo de assistirem a uma curta metragem sobre a história da Batalha de Aljubarrota para, ao conhecerem o campo de batalha, observarem o local com algum conhecimento e saberem mais sobre as estratégias usadas por D. Nuno Álvares Pereira para derrotar o exército castelhano.
No final da visita, deu-se o aguardado encontro com o mestre de armas que explicou e deu a experimentar o armamento usado na batalha: pesadas cotas, elmos e partes de armaduras cuja função era proteger o corpo do soldado.
Gostava de integrar uma experiência? Clique aqui e conheça a agenda.