Visita à Casa de Tormes

A Associação Mutualista Montepio proporcionou aos seus associados uma visita guiada à Casa de Tormes, lar da Fundação Eça de Queiroz e fonte de inspiração para o livro “A Cidade e as Serras”

No âmbito do Programa de Experiências AMMe, um grupo de associados Montepio integrou uma visita guiada à Casa de Tormes, em Baião, lar da Fundação Eça de Queiroz e importante núcleo museológico referente à vida e obra do aclamado escritor português.

Ao longo da visita foi possível observar peças de mobiliário e objetos de uso quotidiano pertencentes ao escritor, parte da sua biblioteca, quadros e fotografias, a famosa “cadeira de Jacinto” – descrita na obra “A Cidade e as Serras” –, a escrivaninha onde trabalhava e até a mobília da casa onde veio a falecer em 1900, em Neuilly-sur-Seine, França.

No final da experiência, em ambiente de grande descontração, o grupo teve ainda oportunidade de saborear um “almoço queirosiano”, inspirado nas referências gastronómicas das obras de Eça de Queiroz.

O associado António Godinho, presente na atividade, não poupou elogios à visita e realçou a grande capacidade de comunicação da guia, concluindo que esta foi “uma das melhores Experiências AMMe” em que já participou.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.