Visita ao Monte da Lapa no Porto

A Associação Mutualista Montepio, através do programa de Experiências, reuniu cerca de 30 associados no passado dia 12 de maio num passeio até à zona da Lapa, na cidade do Porto.

À descoberta da “Capela do Olho Vivo”

Joel Cleto, arqueólogo e historiador, acompanhou a visita e partilhou com todos os participantes conhecimentos sobre a popularmente apelidada “Capela do Olho Vivo” e a história do Cerco do Porto. Ao longo de mais de duas horas, Joel Cleto cativou os associados com o seu know how, prestando inúmeros esclarecimentos sobre os locais emblemáticos por onde passaram.

O percurso teve início no Campo de Santo Ovídio (a atual Praça da República), um dos pontos centrais da cidade e um dos locais mais importantes na Implantação da República em Portugal. Foi também aqui, que, com a colaboração do Tenente Coronel Paulo Rainha, os associados ficaram a conhecer o Quartel de Santo Ovídio, fundado no reinado de D. Maria I, atualmente ocupado pelo Comando do Pessoal do Exército Português.

Este imponente edifício, de linhas neoclassicistas, mantém na generalidade a traça original e o granito da região, e foi por isso classificado como monumento de interesse público em 2012.

“Joel Cleto é um excelente comunicador, capaz de prender as pessoas a ouvir as suas palavras com o seu saber e simpatia”.

Associado Montepio

Nas redondezas, o grupo de associados teve ainda a oportunidade de encontrar alguns edifícios apalaçados bem conservados, bem como as casas típicas do Porto, altas e estreitas, em granito e a Capela Senhor do Olho Vivo, conhecida como a “Capela do Olho Vivo” por estar situada num local onde os peregrinos tinham de andar de “olho bem vivo”, devido ao perigo de assaltos.

A Experiência terminou na Igreja da Lapa, dedicada à Nossa Senhora da Lapa, uma igreja católica edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755. No final do dia, os nossos associados mostraram-se entusiasmados e particularmente esclarecidos com as belíssimas histórias e lendas contadas pelo historiador Joel Cleto.

Sabia que…

A curiosa denominação de “Capela do Olho Vivo” teve origem na recomendação aos caminhantes para que tivessem “olho vivo”, de forma a evitarem os assaltos que ocorriam na zona, um lugar então solitário.

Experiências para recordar

Mais do que atividades, a Associação Mutualista Montepio investe na promoção de ações que marcam a diferença junto dos associados. Verdadeiras experiências que marcam para a vida. Sendo a maior associação do país, com cerca de 630 mil associados, é imprescindível que deixe uma marca na vida das pessoas a que ela se uniram.

Desde Hiking pelos Picos da Europa, a batismos de voo e vela e concertos únicos nos melhores festivais de música, as experiências Montepio prometem pôr a adrenalina à prova e garantir emoções extra à vida dos associados. Consulte o programa completo das Experiências Montepio.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.