ma parceria que celebra o melhor de dois mundos: o espírito comunitário do Montepio Associação Mutualista e a irreverência moderna dos vinhos Cabriz. Duas instituições unidas pela mesma crença de que o que é bom leva tempo a amadurecer. Quem ganha? Os associados.
Há ideias que envelhecem bem, como um bom vinho. O mutualismo é uma delas. Mas se o Montepio Associação Mutualista representa a tradição, os vinhos Cabriz simbolizam a nova geração que a mantém viva: curiosa, conectada, urbana, mas com respeito pelas raízes.
Tal como um vinho do Dão, o mutualismo precisa de tempo, de partilha e de comunidade para revelar todo o seu carácter. E é por isso que a parceria entre o Montepio Associação Mutualista e a Cabriz era inevitável. Uma união entre duas marcas que acreditam que o que realmente perdura é o que se constrói em conjunto: com tempo, paciência e propósito.
“A parceria nasceu da partilha de valores comuns”, explica Miguel Rodrigues, diretor comercial e de marketing da Global Wines. “O primeiro contacto foi através da nossa presença na exposição fotográfica Paraíso de Coura, de Alfredo Cunha. A [nossa] marca foi convidada para estar presente na inauguração, com a possibilidade de realizar uma prova de vinhos aos convidados, e assim nasceu uma profícua e duradoura parceria, que já se estendeu para outras iniciativas onde a marca se apresenta e apoia.”
Nesta parceria, os associados Montepio têm 10% de desconto em todas as compras efetuadas na loja online dos vinhos Cabriz. “Além de terem a possibilidade de provar uma gama alargada de vinhos, que proporcionam momentos inesquecíveis, [os associados] têm ainda a possibilidade de encomendar [os vinhos Cabriz] online e receber o pedido no conforto de casa”, refere Miguel Rodrigues.
PARCEIROS MONTEPIO
É Associado Montepio? Beneficie de 10% de desconto na compra de vinhos Cabriz
Um vinho é como uma poupança
Num mundo onde tudo se consome depressa, o Montepio Associação Mutualista e os vinhos Cabriz lembram-nos que há coisas que valem a pena fazer devagar: um vinho, uma poupança, uma relação de confiança. “Enquanto marca e empresa, acreditamos que o valor está nas pessoas”, explica Miguel Rodrigues. “Um dos nossos pilares é o da sustentabilidade social e, nesse sentido, esta parceria corporiza a aproximação cultural, social, humana, defendendo valores que tanto precisamos de alimentar e defender, como igualdade, liberdade, amizade, respeito pela diferença, tolerância. No fundo, mais humanidade.”
Além do benefício financeiro para os associados, a parceria pode avançar para experiências ligadas ao enoturismo: visitas às quintas da Cabriz, provas de vinho exclusivas, programas de vindimas e “outras por desvendar”, explica o responsável pela marca de vinho.
“Uma marca comercial só sobrevive se existirem pessoas que acreditam que o produto ou serviço que oferece merecem a sua confiança, atenção e investimento. Neste sentido, acreditamos que a parceria com o Montepio Associação Mutualista é, acima de tudo, importante para dar a conhecer a marca a potenciais consumidores que ainda não a conheçam.”
“Se o vinho Cabriz fosse um Associado Montepio? Seria o que poupa e o que brinda à vida, porque há um Cabriz para cada um de nós e para cada momento da nossa vida”
Cabriz: é dão bom
Os vinhos Cabriz nasceram no coração do Dão, entre montanhas e rios, e são hoje uma das marcas mais reconhecidas do país. “O que distingue a Cabriz é essencialmente o seu posicionamento, a sua postura perante tudo o que envolve o consumo de vinho. Pretendemos descomplicar, descomplexar o vinho e estar presente em todos os momentos da vida”, refere Miguel Rodrigues.
Esta atitude despretensiosa é o que tem aproximado a marca de um público mais jovem e urbano, que aprecia o vinho como experiência de partilha e não apenas como tradição. “O perfil dos vinhos Cabriz é jovem, moderno, urbano e alinhado com o que os consumidores procuram: vinhos frescos, elegantes, leves e, acima de tudo, que deem prazer a beber”, sublinha.
Ainda assim, há uma identidade que se mantém fiel à origem: “O facto de estarmos numa região montanhosa, com vinhas em altitude, entre os 400 e os 500 metros, solos graníticos e rodeados pelos rios Dão e Mondego, permite-nos produzir vinhos frescos, minerais, elegantes e muito versáteis.”
Com o tempo, a marca tornou-se um dos maiores embaixadores da região, com um portefólio que vai dos vinhos mais acessíveis aos mais sofisticados. “Temos vinhos para todos os momentos, ocasiões e estados de espírito. Desde os mais leves e descomprometidos da gama Colheita Selecionada, aos mais complexos e gastronómicos da gama Reserva, passando pelos espumantes e pelo nosso topo de gama, o Edição Especial”, explica Miguel Rodrigues.
Entre os rótulos mais emblemáticos, o Cabriz Colheita Selecionada Tinto é o grande símbolo da marca. “É um vinho multipremiado, incluído por duas vezes na lista dos 100 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator. É frutado, equilibrado e extremamente versátil, um vinho que convida à conversa”, salienta. Já o Cabriz Reserva Branco Encruzado, produzido a partir de uma única casta autóctone, é um exemplo do potencial da região: “O Encruzado é uma das melhores castas brancas de Portugal, com grande capacidade de envelhecimento. O nosso Reserva Branco apresenta frescura, notas de casca de limão e avelã, com um perfil que lembra os grandes vinhos brancos da Borgonha.”
Versátil e sustentável, como a poupança
A sustentabilidade é outro pilar essencial para a marca. “Mais definidor do que sermos biológicos, pretendemos ser sustentáveis”, afirma Miguel Rodrigues. O objetivo é claro: reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de produção. “Estamos a alterar todas as garrafas Cabriz para modelos mais leves, um processo que ficará concluído em 2026. O transporte é um dos principais emissores de gases com efeito de estufa no nosso negócio, e esta mudança vai permitir reduzir significativamente a nossa pegada carbónica.”
Esta preocupação ambiental soma-se a uma visão de responsabilidade social e empresarial, um território onde o encontro com o Montepio Associação Mutualista acontece naturalmente. Ambas as instituições partilham o compromisso com o futuro, a valorização da comunidade e a crença de que as melhores coisas da vida precisam de tempo para amadurecer.
“Existe um vinho Cabriz para cada um de nós e para cada momento”, diz Miguel Rodrigues. “Um rosé para um pôr do sol com os amigos, um espumante para celebrar o nascimento de um filho, um reserva tinto para um momento introspectivo ou um Colheita Selecionada Branco para um jantar de amigos. Há sempre um Cabriz à altura da ocasião.”
Entre o Dão e a comunidade Montepio, a ligação é natural. São duas histórias portuguesas de autenticidade e resiliência, que olham o futuro com confiança. Mas se o vinho Cabriz fosse um Associado Montepio, que tipo seria? “Seria o que poupa e o que brinda à vida, porque há um Cabriz para cada um de nós e para cada momento da nossa vida”, conclui o diretor comercial e de marketing da Global Wines.
Os associados Montepio beneficiam de 10% de desconto em todas as compras efetuadas na loja online da Cabriz