• Frota Solidária

    Ofereça 0,5% do seu IRS
    sem custos para si

    E ajude-nos a transportar
    milhares de portugueses
    com mobilidade reduzida.

O seu gesto faz a diferença

A Frota Solidária, criada em 2008, é um projeto da Fundação Montepio que promove a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação. Através da aquisição e transformação de viaturas oferecidas a IPSS, o seu propósito foca-se na responsabilidade social, ajudando quem mais precisa.

A Frota Solidária já ofereceu 268 viaturas a igual número de instituições de todo o país e assegurou a devolução de aproximadamente 4,6 milhões de Euros à sociedade civil. Quando preencher a sua Declaração de IRS Modelo 3, escolha a Fundação Montepio, NIPC 503 802 808 no Quadro 11 do Rosto, e consigne 0,5% do seu IRS liquidado. Se optar pela Declaração de IRS automática, também poderá contribuir para apoiar o projeto.

Junte-se a nós na resposta aos problemas de isolamento e mobilidade de tantos portugueses! Sem afetar o seu reembolso.

Frota solidária em números

Milhões
recebidos através da Consignação Fiscal e devolvidos à sociedade
Viaturas
atribuídas a IPSS desde 2009
Instituições
que se candidataram ao projeto em 2023
mil euros
aplicados na aquisição de novas viaturas em 2023

Como contribuir

O princípio é simples e sem custos adicionais, pois é retirado diretamente do IRS de cada contribuinte. A Fundação Montepio, instituição de solidariedade social beneficiária da Consignação Fiscal, recebe os valores consignados e aplica-os na aquisição, transformação e adaptação de viaturas que oferece a instituições de solidariedade social de todo o País. Saiba mais neste artigo Ei.

 

Declaração IRS | Modelo 3 – Rosto – Quadro 11

Declaração IRS Automática

Quem estamos a apoiar

Frota Solidária: Crianças

Crianças

O objetivo de apoiar projetos de intervenção centrados nas crianças e jovens tem sido prioritário na ação da Fundação Montepio. Nesse propósito, têm vindo a ser acarinhadas estruturas que desenvolvem trabalho orientado à promoção do acolhimento de indivíduos privados de meio familiar normal e à atuação em áreas não beneficiadas por apoios estatais.
Frota Solidária para idosos

Idosos

Por reconhecer a multiplicidade de necessidades que afetam a sociedade portuguesa, a Fundação Montepio tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de reforçar o apoio à população idosa, mas também de promover as melhoria das condições de prestação de cuidados aos mais vulneráveis.
Frota solidária para a mobilidade

Portadores de deficiência

Também os cidadãos portadores de deficiência têm merecido a participação ativa da Fundação Montepio. Para ir ao encontro das especificidades destes públicos, a Fundação assegura iniciativas e desenvolve projetos de parceria orientados à melhoria das estruturas de apoio aos utentes, a formação dos quadros de pessoal ou capacitação dos dirigentes.
Frota Solidária para população carenciada

População carenciada

As relações de cooperação que a Fundação Montepio estabelece com outras organizações e a proximidade que tem vindo a fomentar com outras entidades da economia social justificam o forte apoio nos domínios da solidariedade, promoção de saúde e educação, mas também as incursões feitas nos domínios da intervenção comunitária e do incentivo ao voluntariado e ao associativismo.

Fique atento! Brevemente, abertura de novas candidaturas ao programa Frota Solidária. Para esclarecimentos adicionais queira contactar fundacaomontepio@montepio.pt