m 1840, Portugal ganhou duas ideias de futuro: uma Associação para proteger pessoas e uma agência de viagens para as levar mais longe. Hoje, o Montepio Associação Mutualista e a Agência Abreu cruzam destinos numa parceria inédita, na qual a poupança encontra a aventura e cada viagem pode começar com o Cartão de Associado.
Os extremos atraem-se e este é, certamente, o caso da recente parceria entre o Montepio Associação Mutualista e a Agência Abreu. Fundadas no mesmo ano, 1840 (ver caixa), as duas instituições nasceram da visão de dois empreendedores: no caso do Montepio Associação Mutualista, Francisco Álvares Botelho, natural de Tavira, no extremo sul do país; no da Agência Abreu, Bernardo Abreu, natural de Rossas, Vieira do Minho, no extremo norte.
Parece, por isso, quase impossível que, passados 185 anos desde que ambas deram os primeiros passos, agora se juntem para somar benefícios a terceiros – neste caso, os associados Montepio. “É, de facto, uma coincidência cheia de simbolismo. Duas marcas com raízes profundas no país e na confiança dos portugueses, que agora se unem para servir melhor os seus clientes e associados”, explica à Revista Montepio Pedro Quintela, Diretor-Geral de Vendas da Agência Abreu.
A primeira parceria entre as duas instituições históricas surge de forma natural. “Ambas valorizam a proximidade, o serviço ao cliente e ao Associado, e a missão de melhorar a vida dos portugueses”, garante Pedro Quintela.
Natural, também, é saber que os benefícios da parceria se refletem na carteira dos mais de 610 mil associados Montepio. O acordo, que é válido para os associados Montepio e os seus familiares, é abrangente: 7,5% de desconto em programação turística Abreu (brochuras) e em hotelaria; 6% de desconto na programação de outros operadores e em cruzeiros; 5% de desconto em promoções e ofertas Abreu e 10% de desconto em despesas de reserva. Assim, numas férias longas ou numa simples escapadinha, os associados Montepio podem poupar centenas ou até milhares de euros ao contratarem os serviços da Agência Abreu. Para tal, basta identificarem-se com o Cartão de Associado Montepio em qualquer loja Abreu ou junto da área de atendimento corporate.
VIAGENS ABREU
Descubra o país e o mundo à boleia dos nossos descontos
Uma agência para todos os gostos
O Associado Montepio é exigente. Está habituado a produtos e serviços de qualidade, que rompam as fronteiras do que já existe. Na Agência Abreu, os associados podem encontrar várias propostas de turismo diferenciadas: escapadinhas, grandes viagens, cruzeiros, circuitos ou estadas. “O nosso foco é sempre o serviço e a segurança”, afirma Pedro Quintela.
Nos últimos anos, os portugueses procuram experiências mais autênticas, viagens sustentáveis e maior antecipação na escolha do destino. “O viajante está mais informado e exigente naquilo que procura”, refere o responsável.
Para responder a estas novas necessidades, a Agência Abreu tem vindo a lançar várias propostas de viagens adaptadas às novas realidades, com destaque para o conceito de slow travel, um estilo de viagem que valoriza as experiências mais profundas em detrimento dos destinos de massas, ou o programa Vamos Explorar, uma seleção de viagens organizadas em grupo com acompanhamento exclusivo de guias da instituição. Este programa destina-se a viajantes que procuram experiências imersivas, com itinerários cuidadosamente planeados e apoio completo durante a viagem.
No futuro, de acordo com Pedro Quintela, a parceria entre o Montepio Associação Mutualista e a Agência Abreu pode evoluir para estas novas propostas. “Estamos sempre disponíveis para dar a melhor resposta aos nossos clientes”, diz o Diretor-Geral de Vendas da Agência Abreu. “Se o Montepio Associação Mutualista sentir necessidade de [entregar aos seus associados] outros serviços, cá estaremos. Acreditamos, por exemplo, que as nossas viagens exclusivas em grupo podem ser uma excelente opção para os colaboradores e famílias Montepio.”
O objetivo final será sempre proporcionar experiências de viagem inesquecíveis, mais acessíveis e personalizadas. “Assim, esperamos reforçar o sentimento de pertença dos associados ao Montepio Associação Mutualista”, afirma.
O futuro da primeira agência de viagens do mundo
A sociedade mudou muito nos últimos 20 anos e o setor das agências de viagens não é exceção. Mas para quem, como a Agência Abreu, teve a coragem de lançar a primeira agência de viagens do mundo, encontrar formas diferentes de satisfazer o cliente é, de acordo com a expressão anglo-saxónica, business as usual.
“[Recentemente] melhorámos a navegação digital e apostámos em tecnologia para permitir um atendimento mais ágil e orientado para o cliente através da Abreu Experience, que funciona como uma linha de atendimento para quem não tem tempo ou vontade de se deslocar a uma loja física”, adianta Pedro Quintela.
Numa época em que a abertura digital pode ser benéfica para a nossa vida, mas também um pesadelo difícil de superar consoante a nossa literacia tecnológica, Pedro Quintela sabe que o legado da Agência Abreu lhe traz responsabilidade, mas também a visão necessária para antecipar o futuro. “Estamos sempre de olhos postos na inovação. Foi assim que chegámos até aqui: inovando no meio tecnológico, diversificando e qualificando a nossa oferta, mantendo um serviço de excelência e antecipando tendências e necessidades de quem nos procura”, realça.
Através do lançamento de novos canais digitais, da formação contínua das equipas e da apresentação de soluções sustentáveis, adaptadas ao perfil de cada cliente, a Agência Abreu espera pelo menos mais 185 anos a mudar a vida dos portugueses. Parcerias como esta são consideradas “essenciais” para chegar a novos públicos, criar propostas de valor conjuntas e reforçar a missão de facilitar o acesso à melhor experiência de viagem. Só não dá, infelizmente, para viajar no tempo.
Os associados Montepio beneficiam de vários descontos na Agência Abreu: 7,5% em programação turística Abreu (brochuras) e em hotelaria, 6% em programação de outros operadores e em cruzeiros, 5% em promoções e ofertas Abreu e 10% em despesas de reserva.
1840: um ano de sorte
Se somarmos todos os quatro números do ano 1840, o resultado é 13. Mas este foi um ano especial e, podemos dizer, de sorte, e não azar, para as instituições portuguesas que foram, então, fundadas. Duas delas, a Agência Abreu e o Montepio Associação Mutualista, sobreviveram aos mais difíceis e inóspitos acontecimentos nacionais e mundiais e chegaram a 2025 cheias de energia.
Em 1840, Portugal vivia sob o reinado de D. Maria II e o país estava a modernizar-se, com o desenvolvimento do comércio e dos serviços financeiros. Tanto o mutualismo como as agências de viagens surgiram para responder a necessidades sociais e económicas específicas: poupança e proteção, no caso da Associação; mobilidade e acesso a melhores condições de vida, no caso da Agência Abreu.
As duas instituições prosperaram rapidamente. O Montepio Associação Mutualista recebeu a bênção de D. Maria II na Carta Régia de 4 de janeiro de 1844, documento que lhe deu um impulso e credibilidade que duram até aos nossos dias; a Agência Abreu ganhou relevância em serviços como o tratamento de passaportes e vistos de emigração, a par da venda de títulos de transporte de comboio para Lisboa e de navio para a América do Sul.
Este ano, ambas assinaram a primeira parceria de sempre, proporcionando aos mutualistas do Montepio uma vasta lista de descontos em serviços de turismo e lazer. Têm a palavra os mais de 610 mil associados da instituição.