Em busca do equilíbrio perdido

Em busca do equilíbrio perdido

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada trabalham juntas há 46 anos, sem registo de desacordos insanáveis; Maria João e Mário Laginha conhecem-se tão bem que, quando improvisam em palco, o público não percebe; e Judite Mota e Pedro Ferreira, que fazem dupla em agências de publicidade desde o final dos anos 1980, comunicam, por vezes, através do silêncio.

No tema de fundo da 3.ª edição da Revista Montepio digital, contamos a história de quem faz parte da vida em dupla: como se conheceram, contornaram as diferenças, cederam ao outro e atingiram o equilíbrio na relação.

Equilíbrio é, afinal, o assunto central desta edição. Numa altura em que caminhamos para o terceiro ano de pandemia e o futuro ainda nos parece incerto, é na harmonia, e não nos extremos, que encontramos o caminho de regresso às rotinas, vivências e prazeres que marcaram a nossa vida até 2020. Ao equilíbrio.

Não há bem-estar e qualidade de vida sem equilíbrio. Encontramo-lo na relação entre duas pessoas, na saúde, no estudo, no ativismo que deixa frutos para o futuro, no trabalho e no lazer. Ao longo dos 12 artigos da Revista Montepio digital encontrará perto de 20 histórias de homens e mulheres – e cães-guia – que encontraram o seu próprio equilíbrio na inovação, no empreendedorismo, na força de vontade e no querer fazer mais. Por vezes, contra todas as probabilidades.

As histórias do Rui e do Pedro, do Renato e do Linux, da Cláudia, do Martim, do Mário, da Francisca, da Paula, do Ruben ou das jovens Júlia e Ana Carolina, duas das quatro mulheres que, em 2021, entraram no curso (bem masculino) de Engenharia Informática e de Computadores no ISEL, são um bom ponto de partida para que o leitor comece a sua própria mudança. Quem sabe, escrever a história de superação que o levará, numa próxima edição, às nossas linhas.

“Para uma vida mais equilibrada” poderia também ser o slogan não-escrito da Associação Mutualista Montepio. É essa também a razão para que, 181 anos após a nossa fundação, continuemos a apoiar os nossos associados no caminho rumo a esse ponto de equilíbrio. Seja através das modalidades de poupança e proteção que disponibilizamos para preparar o dia de amanhã; das soluções de saúde e bem-estar, muitas delas gratuitas ou com descontos exclusivos; ou da grande panóplia de parceiros e propostas de lazer que lhe proporcionamos. Para que, metaforicamente, sejam os dias a suceder às noites, e não o inverso.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.