10 razões para utilizar o Plano Montepio Saúde

10 razões para utilizar o Plano Montepio Saúde
8 minutos de leitura
Fotografia de Getty Images e Shutterstock
8 minutos de leitura
A

diar uma consulta ou exame médico pode ter um preço incalculável para si e para a sua família. O Plano Montepio Saúde, exclusivo para associados, é a solução para quem procura ofertas de saúde privadas com um desconto médio de 46% face às tabelas de preço. Saiba mais sobre esta solução de saúde do Montepio Associação Mutualista.

Ter saúde é a base de tudo na vida. Nos últimos anos, fruto das profundas mudanças na oferta disponível nesta área, há cada vez mais portugueses a integrar as soluções privadas com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), ajustando-as aos seus interesses e necessidades. Conheça, neste artigo, algumas razões para utilizar o Plano Montepio Saúde.

1. Poupa dinheiro

O Plano Montepio Saúde é gratuito para todos os associados, ou seja, não tem custos de adesão ou permanência (mensalidade/anuidade). Funciona, assim, como uma alternativa a outras soluções de proteção na saúde, mais dispendiosos e que excluem pessoas com problemas de saúde ou idades avançadas (habitualmente, superiores a 60 anos).

“Só no último mês, em apenas duas consultas, uma de medicina dentária e outra de especialidade na CUF, poupei mais de 70 euros”, explica Filipa Batista, Associada Montepio desde 1999. “Sou-o desde que o meu pai subscreveu o Montepio Poupança Complementar Jovem, quando eu tinha 10 anos”, afirma Filipa.

Em Portugal, o número de planos de saúde gratuitos é muito reduzido, o que traz ao Plano Montepio Saúde um benefício extra quando a palavra de ordem é “poupar”. Assim, em 2023, o Plano Montepio Saúde teve 249 mil utilizações, tendo proporcionado benefícios na ordem dos 7,4 milhões de euros para os associados Montepio. O desconto médio foi de 46% face às tabelas de preços dos hospitais e clínicas privadas.

Consulte a Tabela dos Preços de Referência do Plano Montepio Saúde.

2. Nunca será excluído

Não interessa a sua idade, as doenças que tem ou quando se tornou Associado Montepio. O Plano Montepio Saúde pode ser utilizado por todos os associados de um modo simples e no imediato. Sem períodos de carência ou franquias.

Também não será excluído quando mais precisar de apoio médico, seja pela idade ou estado de saúde.

3. Garante cobertura nacional

O Plano Montepio Saúde utiliza a rede de saúde Montepio, gerida pela AdvanceCare e que está presente em todo o país, incluindo nas regiões autónomas. Desta rede fazem parte diversos hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, óticas e outras unidades de bem-estar.

Deste modo, não precisa de se deslocar para as grandes cidades portuguesas ou para a sua capital de distrito, se for o caso, para encontrar, a um preço competitivo, um especialista de saúde para a sua situação clínica. “É uma mais-valia, que me deixa muito descansada”, refere Filipa Batista. “Sei que posso ir a uma consulta na minha zona de residência, em Almada, perto do meu trabalho, em Lisboa, ou quando vou de férias, seja no norte ou no sul do país.”

Pesquise todos os parceiros Montepio, a partir da sua localização e preferência de especialidade, aqui.

EI - EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Quanto poupei com o Plano Montepio Saúde?

Ler artigo

4. Assegura parceiros de renome

Quando pensamos em saúde privada de qualidade, pensamos, de imediato, em instituições como a CUF, a União das Misericórdias Portuguesas, o Grupo HPA Saúde ou os Laboratórios Germano de Sousa. Todos eles são parceiros do Plano Montepio Saúde, ou seja, vai usufruir de descontos sempre que mostrar o seu Cartão de Associado nas consultas, exames ou outros serviços de saúde acordados com estes parceiros.

Mas há mais. A rede de parceiros de saúde do Plano Montepio Saúde é gerida pela AdvanceCare, ou seja, inclui profissionais de renome em todos os distritos portugueses, num total de mais de 6 500 hospitais, clínicas, laboratórios e médicos ao seu dispor.

5. Não precisa de sair de casa

Nem sempre é fácil deslocar-se a uma clínica ou hospital. Com o Plano Montepio Saúde pode chamar um profissional de saúde a casa, evitando filas, tempos de espera ou outros contratempos. Os seguintes serviços ao domicílio estão incluídos no plano: médico (15 euros), enfermeiro (10 euros) e fisioterapeuta (15 euros). Todos estes serviços estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Pode, ainda, ter acesso a serviços de apoio ao domicílio se estiver impossibilitado de assegurar as atividades necessárias à vida diária, e fazer encomendas na farmácia para serem entregues em sua casa, com desconto de 10% na maioria dos produtos. O serviço de farmácia ao domicílio é válido para as zonas da Grande Lisboa e do Porto.

6. Tem médico online a 18 euros

Por vezes, existem condições de saúde que não necessitam de deslocação a um hospital ou clínica. Numa consulta online pode aceder facilmente a um profissional de saúde, seja em situações urgentes ou até de rotina, à hora ou local que desejar. Os utilizadores do Plano Montepio Saúde têm acesso a um médico online, de várias especialidades, por apenas 18 euros.

Com o Plano Montepio Saúde pode realizar uma consulta médica na comodidade da sua casa, seja através do telemóvel, tablet ou PC, a partir de 18 euros

7. Pode utilizar todos os dias

Quantas vezes teve de voltar ao médico para uma reavaliação do seu estado de saúde ou uma consulta de seguimento? No Plano Montepio Saúde não existe limite de utilização, ou seja, pode utilizar as vezes que quiser, quando quiser. Terá sempre acesso a uma tabela de preços com descontos.

8. Integra-o com a oferta do SNS

O setor privado da saúde tem assumido uma importância cada vez maior na vida das famílias, sendo um complemento ao SNS. Neste sentido, muitos associados utilizam o Plano Montepio Saúde para colmatar eventuais lacunas no SNS ou demoras na marcação de uma consulta ou de um exame. Muitas vezes, consegue marcar uma consulta ou um exame de um dia para o outro nos parceiros do Plano Montepio Saúde.

“Sempre usufruí do SNS, no entanto, nos últimos anos, passei a recorrer mais aos sistemas de saúde privada devido ao agravamento dos tempos de espera”, admite Filipa Batista, que utiliza o Plano Montepio Saúde desde 2017.

“Além disso, e uma vez que tenho possibilidade de suportar o valor de uma consulta no privado, sinto que devo dar lugar a outras pessoas com menor poder de compra”, adianta.

9. Tem consultas e rastreios gratuitos

Periodicamente, os associados Montepio têm acesso a consultas e rastreios específicos gratuitos, sempre com o apoio dos parceiros estratégicos deste Plano. Por exemplo, no final de 2023, os utilizadores do Plano Montepio Saúde puderam fazer um rastreio gratuito de glicemia e colesterol, uma ação desenvolvida com os laboratórios Germano de Sousa e Teixeira e Góis (para a Madeira).

Esta campanha de medicina preventiva teve como objetivo a sensibilização para as doenças cardiovasculares e as doenças associadas à obesidade, contribuindo para uma melhoria do bem-estar a médio e longo prazo.

10. Os seguros de saúde vão ficar (ainda) mais caros

Segundo o Global Medical Trend Rates Report 2024, da consultora WTW, em 2024 os seguros de saúde vão encarecer 10% em Portugal. E há várias razões que vão contribuir para este aumento. Desde logo, a incerteza na duração da inflação e a instabilidade macroeconómica mundial. Mas há outros fatores, como o aumento dos sinistros em seguros de saúde ou o difícil acesso ao SNS.

Por isso, há pessoas que, como Filipa Batista, veem no Plano Montepio Saúde a solução de saúde perfeita. “Neste momento, sendo solteira, sem filhos e tendo em conta o meu historial clínico, sem grandes problemas de saúde, não me compensa, a nível financeiro, ter um seguro de saúde. Acho que o valor de um seguro de saúde, para a utilização que faço do mesmo não seria uma boa decisão financeira”, conclui.

Em 2024, o Plano Montepio Saúde continuará sem custos de adesão e permanência. Serão também realizadas ações gratuitas e com significativas vantagens para os associados, em diferentes especialidades de saúde.

Plano de saúde vs. seguro de saúde

Nem sempre é fácil distinguir entre planos e seguros de saúde. Para escolher a melhor opção para si tem de conhecer, ao pormenor, as características de ambos e pensar quais serão as suas necessidades de saúde futuras, por exemplo, ou quanto pretende gastar neste tipo de solução.

Quais as diferenças?

De acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), estas são as principais diferenças entre um plano de saúde e um seguro de saúde.

Plano de saúde

  • Funciona dentro de uma rede de prestadores, assemelhando-se a um cartão de descontos.
  • Permite aceder a um conjunto de serviços de saúde, consultas e exames a um valor mais reduzido, não havendo assunção de risco por parte da entidade gestora do plano.
  • Os serviços e cuidados de saúde são contratados pela entidade que gere o plano, mas os pagamentos são feitos diretamente, e na totalidade, pelo cliente.
  • Não exclui por idade nem por situações de doenças pré-existentes

Seguro de saúde

  • Cobre riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, de acordo com as coberturas e limites do contrato.
  • O segurador tem responsabilidade de pagamento, total ou parcial, de um conjunto de despesas médicas. Como contrapartida, o segurado paga um prémio cujo valor varia consoante as características da pessoa segura, coberturas e capitais contratados.
  • Pode escolher livremente o prestador, ter acesso a um conjunto alargado de coberturas: cirurgia, hospitalização, exames e consultas.
  • Tem valores de comparticipação por parte da seguradora, pelo que o cliente paga, apenas, o valor não comparticipado. Pode também pagar a totalidade da despesa, sendo depois reembolsado na percentagem definida em contrato.