Eleições na Associação Montepio: saiba como votar por meio eletrónico

Eleições na Associação Montepio: saiba como votar por meio eletrónico
10 minutos de leitura
10 minutos de leitura
N

o mês de dezembro, os associados Montepio vão eleger os órgãos associativos para os próximos quatro anos. Saiba, neste artigo, como exercer o direito de voto de modo eletrónico.

De 13 a 17 de dezembro, milhares de associados Montepio elegerão os titulares do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Mesa da Assembleia Geral e Assembleia de Representantes para o quadriénio 2022/2025. Este ano, pela primeira vez, poderão fazê-lo por meios eletrónicos.

É mais cómodo, mais simples e permitirá que um número maior de associados participem nestas eleições. Neste artigo explicamos, passo a passo, como votar eletronicamente e contribuir ativamente para os próximos quatro anos da Associação Mutualista Montepio.

Como votar por meios eletrónicos?

Pode fazê-lo a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet (computador, telemóvel, tablet), através de duas formas distintas: no My Montepio ou no site montepio.org (com Código de Eleitor obtido via Chave 24).

 

Votar através do My Montepio (passo a passo)

1. Aceda à área My Montepio, em montepio.org

2. Após o login, selecione, no menu lateral, a opção “Eleição dos Órgãos Associativos”. Aqui poderá consultar todos os documentos relativos à eleição.

3. Clique em votar. O telemóvel associado à sua conta My Montepio receberá um novo código de segurança, que tem que introduzir para certificar o utilizador. Após sucesso, será reencaminhado para a plataforma de voto, na qual poderá exercer o seu direito de voto.

4. No momento do voto, pode consultar os candidatos de cada lista e fazer a sua escolha.

5. Quer rever o seu voto? Clique em “Alterar voto”. Se votou de acordo com o que pretende, selecione “Confirmar voto”.

6. Depois de submeter o seu voto com sucesso terá acesso ao Recibo de Confirmação e ao Código de Controlo.

7. Para concluir, selecione uma das seguintes opções: “Imprimir recibo” ou “Sair da plataforma”.

8. Feito! O seu voto está registado.

 

Ainda não tem My Montepio? Vote através do site www.montepio.org, via Chave 24 (passo a passo)

1. Dirija-se a uma máquina Chave 24, presente nos balcões do Banco Montepio, e introduza o seu cartão bancário.

2. Depois de digitar o código pessoal, selecione a opção “Outras Operações” e, de seguida, clique em “Eleições MGAM”. Caso esta opção não surja no novo menu, selecione novamente a opção “Outras Operações”.

3. Para autorizar o Banco Montepio a transmitir o seu Número de Contribuinte à Associação Mutualista, para obtenção das credenciais de voto, clique no botão verde.

4. Depois de confirmar os dados no ecrã, clique no botão verde para imprimir o recibo com as suas credenciais. Caso os seus dados não se encontrem corretos, contacte um balcão do Banco Montepio ou a Linha de Apoio ao Associado – Tel. 213 248 112 (dias úteis, das 9h às 21h).

5. No seu computador ou telemóvel, aceda ao site montepio.org. Aceda à área de voto a partir da página inicial do site ou da área “Institucional” – “Eleições dos Órgãos Associativos”.

6. Ao entrar na página das eleições, clique em “Votar por meios eletrónicos”.

7. Clique em votar.

8. Introduza os dados presentes no recibo da Chave24: Código de Eleitor e N.º de Associado.

9. Ao entrar no portal de voto, insira: Código de Eleitor e PIN (recebido no seu telemóvel por SMS).

10. No momento do voto, pode consultar os candidatos de cada lista e fazer a sua escolha.

11. Quer rever o seu voto? Clique em “Alterar voto”. Se votou de acordo com o que pretende, selecione “Confirmar voto”.

12. Depois de submeter o seu voto com sucesso terá acesso ao seu Recibo de Confirmação e ao Código de Controlo.

13. Para concluir, selecione uma das seguintes opções: “Imprimir recibo” ou “Sair da plataforma”.

Feito! O seu voto está registado.

Tome nota
Se não tiver possibilidade de votar por meios eletrónicos próprios, poderá fazê-lo, também eletronicamente, na sede do Montepio Geral – Associação Mutualista (Rua do Ouro, n.º 219-241, 6.º piso, em Lisboa), no dia 17 de dezembro, entre as 9h00 e as 18h00; ou nos seguintes locais: – entre 13 e 17.dez.2021, nos respetivos horários de expediente:

Espaço Atmosfera m – Lisboa, Rua Castilho, n.º 5, Lisboa;

Espaço Mutualista Rua do Carmo, Rua do Carmo, n.º 54, em Lisboa;

Espaço Atmosfera m – Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158/160, 4.º piso, no Porto.

Vai votar? Atualize os seus contactos

Se está a pensar votar eletronicamente, deve garantir que os seus dados de contacto (nomeadamente o número de telemóvel) se encontram atualizados ou proceder à adesão à área pessoal digital do Associado, o MyMontepio – acessível a partir de montepio.org.

Para mais informações sobre como atualizar os dados pessoais (telefone, email e morada), ou sobre como aderir a My Montepio, pode contactar a Linha de Apoio ao Associado (Tel.: 213 248 112, dias úteis das 9h00 às 21h00).

My Montepio: O seu balcão mutualista onde estiver

30 segundos. É este o tempo de que necessita para se registar em My Montepio, a área pessoal digital dos associados Montepio, que se encontra disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O My Montepio poupa-lhe tempo e deslocações desnecessárias, sendo que, através desta ferramenta, pode subscrever ou reforçar modalidades mutualistas de poupança; consultar o montante aplicado e rendimento de cada modalidade subscrita; saber quanto poupa junto de parceiros da Associação Mutualista; contactar, de um modo ágil, o seu gestor mutualista; e aceder à correspondência enviada pela Associação.

E, claro, votar de modo simples e fácil. Conheça melhor o My Montepio e saiba como registar-se neste artigo da Revista Montepio digital.

My Montepio Revista

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.