Eleições na Associação Montepio: saiba como votar por meio eletrónico

Eleições na Associação Montepio: saiba como votar por meio eletrónico
10 minutos de leitura
10 minutos de leitura

No mês de dezembro, os associados Montepio vão eleger os órgãos associativos para os próximos quatro anos. Saiba, neste artigo, como exercer o direito de voto de modo eletrónico.

De 13 a 17 de dezembro, milhares de associados Montepio elegerão os titulares do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Mesa da Assembleia Geral e Assembleia de Representantes para o quadriénio 2022/2025. Este ano, pela primeira vez, poderão fazê-lo por meios eletrónicos.

É mais cómodo, mais simples e permitirá que um número maior de associados participem nestas eleições. Neste artigo explicamos, passo a passo, como votar eletronicamente e contribuir ativamente para os próximos quatro anos da Associação Mutualista Montepio.

Como votar por meios eletrónicos?

Pode fazê-lo a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet (computador, telemóvel, tablet), através de duas formas distintas: no My Montepio ou no site montepio.org (com Código de Eleitor obtido via Chave 24).

Votar através do My Montepio (passo a passo)

1. Aceda à área My Montepio, em montepio.org

2. Após o login, selecione, no menu lateral, a opção “Eleição dos Órgãos Associativos”. Aqui poderá consultar todos os documentos relativos à eleição.

3. Clique em votar. O telemóvel associado à sua conta My Montepio receberá um novo código de segurança, que tem que introduzir para certificar o utilizador. Após sucesso, será reencaminhado para a plataforma de voto, na qual poderá exercer o seu direito de voto.

4. No momento do voto, pode consultar os candidatos de cada lista e fazer a sua escolha.

5. Quer rever o seu voto? Clique em “Alterar voto”. Se votou de acordo com o que pretende, selecione “Confirmar voto”.

6. Depois de submeter o seu voto com sucesso terá acesso ao Recibo de Confirmação e ao Código de Controlo.

7. Para concluir, selecione uma das seguintes opções: “Imprimir recibo” ou “Sair da plataforma”.

8. Feito! O seu voto está registado.

Ainda não tem My Montepio? Vote através do site www.montepio.org, via Chave 24 (passo a passo)

1. Dirija-se a uma máquina Chave 24, presente nos balcões do Banco Montepio, e introduza o seu cartão bancário.

2. Depois de digitar o código pessoal, selecione a opção “Outras Operações” e, de seguida, clique em “Eleições MGAM”. Caso esta opção não surja no novo menu, selecione novamente a opção “Outras Operações”.

3. Para autorizar o Banco Montepio a transmitir o seu Número de Contribuinte à Associação Mutualista, para obtenção das credenciais de voto, clique no botão verde.

4. Depois de confirmar os dados no ecrã, clique no botão verde para imprimir o recibo com as suas credenciais. Caso os seus dados não se encontrem corretos, contacte um balcão do Banco Montepio ou a Linha de Apoio ao Associado – Tel. 213 248 112 (dias úteis, das 9h às 21h).

5. No seu computador ou telemóvel, aceda ao site montepio.org. Aceda à área de voto a partir da página inicial do site ou da área “Institucional” – “Eleições dos Órgãos Associativos”.

6. Ao entrar na página das eleições, clique em “Votar por meios eletrónicos”.

7. Clique em votar.

8. Introduza os dados presentes no recibo da Chave24: Código de Eleitor e N.º de Associado.

9. Ao entrar no portal de voto, insira: Código de Eleitor e PIN (recebido no seu telemóvel por SMS).

10. No momento do voto, pode consultar os candidatos de cada lista e fazer a sua escolha.

11. Quer rever o seu voto? Clique em “Alterar voto”. Se votou de acordo com o que pretende, selecione “Confirmar voto”.

12. Depois de submeter o seu voto com sucesso terá acesso ao seu Recibo de Confirmação e ao Código de Controlo.

13. Para concluir, selecione uma das seguintes opções: “Imprimir recibo” ou “Sair da plataforma”.

Feito! O seu voto está registado.

Tome nota
Se não tiver possibilidade de votar por meios eletrónicos próprios, poderá fazê-lo, também eletronicamente, na sede do Montepio Geral – Associação Mutualista (Rua do Ouro, n.º 219-241, 6.º piso, em Lisboa), no dia 17 de dezembro, entre as 9h00 e as 18h00; ou nos seguintes locais: – entre 13 e 17.dez.2021, nos respetivos horários de expediente:

Espaço Atmosfera m – Lisboa, Rua Castilho, n.º 5, Lisboa;

Espaço Mutualista Rua do Carmo, Rua do Carmo, n.º 54, em Lisboa;

Espaço Atmosfera m – Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158/160, 4.º piso, no Porto.

Vai votar? Atualize os seus contactos

Se está a pensar votar eletronicamente, deve garantir que os seus dados de contacto (nomeadamente o número de telemóvel) se encontram atualizados ou proceder à adesão à área pessoal digital do Associado, o MyMontepio – acessível a partir de montepio.org.

Para mais informações sobre como atualizar os dados pessoais (telefone, email e morada), ou sobre como aderir a My Montepio, pode contactar a Linha de Apoio ao Associado (Tel.: 213 248 112, dias úteis das 9h00 às 21h00).

My Montepio: O seu balcão mutualista onde estiver

30 segundos. É este o tempo de que necessita para se registar em My Montepio, a área pessoal digital dos associados Montepio, que se encontra disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O My Montepio poupa-lhe tempo e deslocações desnecessárias, sendo que, através desta ferramenta, pode subscrever ou reforçar modalidades mutualistas de poupança; consultar o montante aplicado e rendimento de cada modalidade subscrita; saber quanto poupa junto de parceiros da Associação Mutualista; contactar, de um modo ágil, o seu gestor mutualista; e aceder à correspondência enviada pela Associação.

E, claro, votar de modo simples e fácil. Conheça melhor o My Montepio e saiba como registar-se neste artigo da Revista Montepio digital.

My Montepio Revista