5 experiências virtuais a não perder em 2021

5 experiências virtuais a não perder em 2021
5 minutos de leitura
5 minutos de leitura
O acesso à cultura e ao entretenimento nunca foi tão democrático. A partir do nosso sofá podemos visitar os melhores museus do mundo, entrar nos edifícios mais emblemáticos e aceder às vivências visuais que ficam na memória. Num ano ainda marcado pela incerteza e pela dificuldade em viajar fisicamente, conheça cinco experiências virtuais à distância de um clique e disponíveis no site montepio.org.

1. Férias sustentáveis com o Clube da Natureza do Zoo de Lisboa

As suas crianças não necessitam sair de casa para ficarem a conhecer um pouco melhor o mundo que as rodeia. O Clube da Natureza do Jardim Zoológico de Lisboa é um programa trimestral online e gratuito que disponibiliza desafios, jogos e conteúdos exclusivos para os mais jovens. Além de entreter em segurança numa fase em que a nossa vida ainda não voltou 100% à normalidade, o programa promove os valores da sustentabilidade através de uma parceria da ANP WWF e do FSC – Forest Stewardship Council. Se o seu filho é membro do Clube da Natureza terá ainda acesso a sessões exclusivas com investigadores e biólogos do Zoo de Lisboa, parceiro da Associação Montepio. O programa arranca em julho e decorre até outubro.

2. Museu da Presidência da República

Nada substitui a visita física ao Museu da Presidência da República. No entanto, os tempos em que vivemos são propícios à descoberta virtual deste espólio que teve origem nos presentes de Estado oferecidos ao General Ramalho Eanes, então Presidente da República, entre 1976 e 1986. Hoje, o museu expõe não só os presentes mais relevantes oferecidos aos presidentes portugueses dos últimos 45 anos, mas também os objetos pessoais dos representantes máximos da nação, documentos de arquivo e outras peças que, de alguma forma, estão ligadas à instituição presidencial. Visitar o Museu da Presidência da República, ainda que em modo virtual, é entrar no alçapão da História e descobrir uma das coleções mais bem preservadas de Portugal. Uma coleção que é de todos nós.

3. Museu Van Gogh

Se não teve oportunidade de visitar a exposição Meet Vincent van Gogh, que no último ano esteve patente em Lisboa com o apoio da Associação Montepio, aproveite para entrar no museu que, em Amesterdão, celebra a vida e obra do pintor genial. Aqui, nada fica por ver. Circule por cada um dos quatro pisos e desfrute dos quadros que fazem de Van Gogh um dos mais conhecidos artistas globais, mais de cem anos após a sua morte. Cada sala está dividida pelos períodos da vida do autor, sendo as obras contextualizadas por um texto de apoio em língua inglesa. Deste modo, todos os visitantes, incluindo os virtuais, podem perceber as inspirações e motivações de Van Gogh.

4. Casa Branca, Estados Unidos

Construída no século XVIII, a Casa Branca é a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos da América e um dos edifícios mais conhecidos, mas também mais difíceis de visitar, do mundo. Ainda assim, bastam poucos segundos para entrar nesta visita virtual e percorrer os corredores e salas que os presidentes norte-americanos e o seu staff de apoio conhecem tão bem, incluindo a Sala Oval, o escritório de trabalho de Joe Biden. Situada no n.º 1600 da Avenida da Pensilvânia, em Washington DC, a Casa Branca possui uma decoração sui generis e várias curiosidades que, dentro e fora de portas, introduzem os seus visitantes nas diferentes eras e épocas que marcaram a História e arquitetura deste imponente símbolo norte-americano.

5. Dark Sky Alqueva

Um dos céus mais estrelados da Europa está em Portugal. Longe do rebuliço urbano, a região do Alqueva, no Alentejo, proporciona viagens memoráveis a quem se interessa pelo estudo dos corpos celestes, ou astronomia, ou aos simples admiradores da calma e serenidade sideral. O Dark Sky Alqueva, que se intitula o primeiro destino starlight do mundo, tem um observatório localizado na Cumeada, Reguengos de Monsaraz, equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica. Através dele é possível ter uma experiência visual única dos planetas, das crateras da lua e das nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima do nosso céu. Nesta experiência virtual, guie-se pelo talento do astrofotógrafo Miguel Claro e descubra o misterioso manto celeste que ainda nos suscita tantos pontos de interrogação.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.