Montepio Gestão de Activos lança fundo de ações com top brands americanas

Montepio Gestão de Activos lança fundo de ações com top brands americanas
6 minutos de leitura
Fotografias de Getty Images | Vídeo de Shutterstock
6 minutos de leitura
C

om um investimento mínimo de 10 euros e sem comissões de subscrição ou resgate, subscrever o Fundo Montepio Ações EUA é uma oportunidade de investir em ações de empresas com expressão global.

A Montepio Gestão de Activos lançou um novo fundo de ações, que está disponível para subscrição desde novembro de 2022 e vem alargar a oferta de fundos de investimento mobiliários (FIM) da instituição financeira, que passa agora a ser constituída por 13 produtos com diferentes níveis de risco.

Como o próprio nome indica, o fundo está focado no mercado de ações norte-americano, em particular nas grandes multinacionais como a Apple, Meta (Facebook), Alphabet (Google), Coca-Cola, Walt Disney, Nike, Morgan Stanley, Microsoft, Pfizer, Tesla e Visa. Este fundo, com um investimento mínimo de 10 euros, não tem comissões de subscrição ou de resgate, destinando-se a investidores com tolerância a perdas de capital e um horizonte temporal de investimento de longo prazo (acima de cinco anos).

A gestão do Fundo Montepio Ações EUA tem também como objetivo a cobertura de risco cambial, para que o foco do investimento e rendibilidade do produto estejam centrados no mercado acionista e nas empresas em que investe. Tal como acontece em todos os fundos de ações, o Montepio Ações EUA não tem garantia de capital e/ou garantia de rendibilidade.

A política passa por investir nas “maiores empresas norte-americanas e mais representativas de cada setor de atividade” e o Fundo terá como referência o índice Bloomberg US Large Cap Total Return Index Hedged EUR. Pelo menos 85% do valor do fundo está sempre aplicado numa carteira diversificada de ações cotadas nos Estados Unidos.

Rui Nápoles, diretor da equipa de gestão da Montepio Gestão de Activos, destaca que “um dos pilares da política de investimento deste fundo é a predominância do investimento nas maiores empresas norte-americanas e mais representativas de cada setor de atividade”. “Pretendemos oferecer uma oportunidade de investimento diversificado e acessível, com baixos valores de subscrição, em contraposição com o investimento direto em ações, com maior complexidade e menos eficiente em termos de custos e diversificação”, afirma Nuno Coelho, administrador da Montepio Gestão de Ativos.

As vantagens dos fundos

Os fundos de investimento são uma das melhores opções para os aforradores aplicarem as suas poupanças. São produtos financeiros com um património autónomo, geridos por profissionais, que oferecem soluções de investimento diversificadas, transparentes e com perfis de risco e retorno ajustáveis às necessidades e especificidades dos investidores.

Os investidores podem escolher Fundos com carteiras compostas por diversas classes de ativos e diferentes geografias. Uma das regras fundamentais do investimento é a diversificação, aplicável tanto a carteiras com uma única classe de ativos, de renda fixa (depósitos e obrigações) e/ou de renda variável (ações), conjugado com a exposição a diferentes regiões económicas. Uma adequada diversificação otimiza o perfil de risco e retorno de uma carteira de investimentos. Simplisticamente, o mau desempenho de uma empresa, de uma classe de ativos ou de uma região pode ser compensado pelo retorno positivo de outro(s).

A gama de Fundos MGA inclui ofertas de carteiras com diversificação de ativos e regiões, de que são exemplo os Fundos de Fundos (Prudente, Equilibrada, Dinâmica) ou carteiras mais específicas, como os Fundos de renda fixa (Tesouraria, Obrigações ou Taxa Fixa) ou de renda variável (Ações EUA, Ações Europeias ou Ações setoriais).

A carteira do Fundo de ações norte-americanas, ao investir num conjunto alargado e diversificado de empresas e setores, proporciona uma gestão mais eficiente, em termos do binómio risco/retorno e de custos, nomeadamente face a uma alternativa de aplicar diretamente num escasso número de cotadas. No final de novembro a carteira do Fundo tinha uma exposição elevada de cerca de 4 milhões de euros a duas importantes tecnológicas (Apple e Microsoft), a par com outras posições relevantes em outras companhias e setores, como a banca (JPMorgan), produtos de consumo (Procter & Gamble) e outros (Berkshire).

A diversificação permite, assim, uma redução dos riscos específicos das empresas, ativos ou regiões, realçando o perfil de risco sistemático, intrínseco aos ativos e mercados em que investe , razão pela qual ser muito importante que o investidor analise o perfil e estratégia de cada fundo de investimento, antes de selecionar a opção que considera adequar-se melhor ao seu perfil de risco.

MONTEPIO GESTÃO DE ATIVOS

Conheça o Fundo Montepio Ações EUA

Quero investir

Rendibilidade anual histórica superior a 6%

Também é importante olhar para o histórico de retornos, embora sempre com a noção de que rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras. Nos fundos com investimento em ações, deve-se considerar sempre uma lógica de médio/longo prazo, com foco no horizonte temporal a concentrar-se sobretudo nos retornos a cinco anos.

A categoria de fundos de ações da América do Norte, segundo dados da APFIPP, apresentava no final de dezembro uma rendibilidade anualizada média de 6,35% nos últimos cinco anos, um desempenho que evidencia a dinâmica da economia norte-americana, assente numa capacidade de, no longo prazo, se reinventar e inovar, através de um tecido empresarial competitivo.

Em 2022, a mesma categoria regista uma rendibilidade negativa de 24%, com os fundos a serem fortemente penalizados pela queda generalizada das ações devido à subida da inflação e agressividade dos bancos centrais na subida das taxas de juro. Contudo, no espaço de cinco anos, esta queda acentuada é diluída pelas fortes subidas dos anos anteriores; mesmo para quem investiu há três anos, está atualmente com um saldo positivo (0,74% de rendibilidade média anual).

Além do Montepio Ações EUA (não existe histórico para analisar), existem mais quatro fundos de ações da América do Norte comercializados pelas sociedades gestoras em Portugal. As rendibilidades anualizadas a cinco anos são bastante amplas, oscilando entre 11,8% e -6,2%.

As perspetivas para a bolsa norte-americana são animadoras. Desde 1928, o S&P500 desvalorizou apenas quatro vezes durante dois anos seguintes

Ações dos EUA com histórico muito positivo

Entre as sete categorias de fundos de ações, as de Ações da América do Norte (6,35%) conseguem o segundo melhor registo quando se analisa a rendibilidade anualizada a cinco anos.

Só os fundos de Ações Globais (+8,7%) conseguem um desempenho superior, sendo que os fundos de Ações Nacionais (2,92%), Ações Ibéricas (1,77%), Ações Europeias (1,03%), Ações Setoriais (3,74%) e Ações Internacionais (-0,14%) apresentam retornos mais baixos.

As ações são indiscutivelmente uma das classes de ativos com maior retorno potencial no longo prazo, embora o risco seja também mais alto. Os dados históricos mostram que quem investe em bolsa com uma perspetiva de muito longo prazo tende a registar rendibilidades atrativas.

Nesta análise, as ações norte-americanas destacam-se pelos retornos mais atrativos. O índice S&P500 regista uma rendibilidade média anual em torno dos 10% desde a alteração profunda que sofreu em 1957. Se o espaço temporal for alargado a 1928, o ganho anual é muito semelhante.

Restringindo a este século, o retorno é ainda mais elevado (14%), evidenciando que períodos de fortes quedas (quando rebentou a bolha das tecnológicas em 2000 e durante a crise financeira de 2008) são mais do que compensados pelas recuperações posteriores.
Continuando nos dados históricos, as perspetivas para a bolsa norte-americana são animadoras. Desde 1928, apenas por quatro vezes na história o S&P500 desvalorizou durante dois anos seguidos, pelo que um 2023 negativo em Wall Street tem uma probabilidade estatística reduzida.

Tendo em conta as incertezas com a evolução da economia, inflação e resultados das empresas, os analistas estão a recomendar cautela para o novo ano. Ainda assim, salientam que para quem investir com uma lógica de longo prazo, esta pode ser uma boa altura para entrar/reforçar o seu investimento no mercado de ações.

Alternativas

Se um fundo de ações da América do Norte for uma opção com demasiado risco para o seu perfil, existem alternativas que podem ser mais adequadas. A MGA tem um portfolio constituído por 13 fundos, numa oferta que disponibiliza diferentes níveis de risco: fundos de renda fixa, representados pelo Montepio Tesouraria, Montepio Obrigações e Montepio Taxa Fixa e cinco fundos de ações: Montepio Ações Europa e quatro setoriais (Utilities, Energia, Cuidados de Saúde e Serviços Financeiros).

Para além destes fundos, a gestora complementa a sua oferta com quatro fundos Multi Gestão, com perfis de risco específicos e tipificados: Gestão Prudente, Gestão Equilibrada, Gestão Dinâmica e Gestão Mercados Emergentes.

A MGA geria 181 milhões de euros em ativos no final de 2022, posicionando-se no oitavo lugar das maiores gestoras de ativos do País, sendo uma das três que conseguiu aumentar este valor ao longo do ano passado. Além disso, atingiu perto de 17 milhões de subscrições líquidas em 2022, o que compara com os resgates de 412 milhões do mercado total.

Também pode interessar-lhe

Está prestes a terminar a leitura deste artigo, mas não perca outros conteúdos da sua Revista Montepio.