Março 27, 2020

“A Economia Social numa visão plural”

O livro “A Economia Social numa visão plural”, editado pelo CIRIEC Portugal em homenagem a Jorge de Sá, antigo presidente do CIRIEC Portugal e do CIRIEC Internacional, acaba de ser lançado com o apoio da Associação Mutualista Montepio
Ler mais

Com coordenação de José Alberto Pitacas e Luís Reto, acaba de ser lançada a obra “A Economia Social numa visão plural”, editada pelo CIRIEC Portugal com o apoio da Associação Mutualista Montepio. Trata-se de uma edição carregada de simbolismo, idealizada em memória a Jorge de Sá, antigo presidente do CIRIEC Portugal e do CIRIEC Internacional, que nos deixou há cerca de um ano.

A obra inclui 106 crónicas de 54 autores, publicadas semanalmente na página “Economia Social” do Jornal de Negócios, de julho de 2017 a setembro de 2019, e é agraciada com uma mensagem de Sua Excelência O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, em mensagem introdutória, destaca o dever de memória ao trabalho de Jorge Sá no estudo e defesa da economia social.

“A economia social está presente na vida quotidiana da grande maioria das pessoas, através das atividades económicas e sociais de milhares de entidades, em diversos ramos e com múltiplas formas jurídicas, que têm em comum a prossecução do interesse geral da sociedade e o respeito por princípios e valores, onde se conjugam a cooperação, a reciprocidade e a solidariedade.”, pode ler-se na Nota À Edição, redigida pelo Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio.

O contributo dos autores investigadores que, semanalmente, e ao longo de dois anos, deram a conhecer os temas da economia social encontra-se aqui compilado em livro, como testemunho da importância, dinâmica e pluralidade, mas também singularidade, utilidade e capacidade inovadora de um setor – o da Economia Social – que tem como primado as pessoas e os objetivos sociais.

“A Economia Social numa visão plural” será apresentada publicamente em Lisboa e Porto, em datas a anunciar, tendo em conta a atual situação de isolamento social imposta pelo estado de emergência em que o país se encontra. Aceda, gratuitamente, à versão digital aqui.