• Missão, Visão e Valores

    Uma Associação orientada para o futuro

Valores que nos movem todos os dias

Com uma missão e uma visão claras, o Montepio Associação Mutualista gere, com rigor, transparência e profissionalismo, os fundos constituídos pelas quotas e contribuições dos seus associados. Ao garantir a prestação de assistência ou uma retribuição em dinheiro, garante o futuro dos associados e dos seus familiares.

Missão

  • Prestar benefícios de segurança social e de saúde aos associados, seus familiares e beneficiários, fundamentalmente através da colocação de modalidades mutualistas, individuais e coletivas.

  • Desenvolver outras formas de proteção social, através da organização e gestão de equipamentos, serviços e obras sociais;

  • Contribuir para a resolução dos problemas habitacionais dos associados;

  • Promover a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento cultural, moral, intelectual e físico dos associados.

Valores

  • Ética e
Transparência

    Ética e
Transparência

  • Solidariedade e Cooperação

    Solidariedade e Cooperação

  • Profissionalismo, Competência e Responsabilidade

    Profissionalismo, Competência e Responsabilidade

  • Participação
e Liberdade
de Opinião

    Participação
e Liberdade
de Opinião

Visão

  • Tornar o Montepio Associação Mutualista e o Grupo Montepio imprescindíveis na vida de cada Associado e das suas famílias, aprofundando o conhecimento, as relações e os vínculos associativos, através da subscrição de soluções mutualistas que abranjam as necessidades das diversas fases do ciclo de vida, completadas pelos produtos e serviços das entidades do Grupo Montepio, e dos benefícios complementares que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

  • Melhorar o reconhecimento e a confiança no Grupo Montepio, como um grupo diferenciado, coeso e articulado, tecnologicamente desenvolvido, com boas práticas de sustentabilidade e de governo, face aos requisitos adequados à identidade de cada instituição, e sólido, que gera resultados e rendibilidade para os seus fins mutualistas.

  • Aumentar e desenvolver a atuação na prestação de benefícios de segurança social e de saúde, através das atuais e de novas modalidades mutualistas, individuais e coletivas, de proteção, previdência social, saúde, bem como de soluções de habitação, que cumpram totalmente a Missão Institucional.

  • Tornar cada Associado um verdadeiro mutualista, prescritor do Montepio Associação Mutualista e convicto da importância do mutualismo para a sociedade.

Princípios fundamentais do Mutualismo

Toda a atividade desenvolvida pelo Montepio Associação Mutualista é orientada para a proteção social complementar solidária e voluntária – o Mutualismo – e alinhada por valores e princípios humanistas:

Liberdade

A adesão e demissão dos associados são atos livres e voluntários.

Igualdade e não discriminação

A admissão e a exclusão dos associados, assim como a subscrição de modalidades de benefícios, não podem ser objeto de restrições ou discriminações resultantes, designadamente, de ascendência, género, raça, nacionalidade, religião, convicções políticas ou ideológicas, nível de instrução, condição social, orientação sexual ou situação económica.

Solidariedade

Os associados são coletivamente responsáveis pela realização dos fins da associação mutualista. O valor da Solidariedade concretiza-se na mutualização de riscos sociais pelos associados, mediante a subscrição de modalidades de benefícios e a atribuição de prestações aos beneficiários, aquando da verificação das eventualidades cobertas. O valor das quotas de cada modalidade deve ser justo e adequado ao valor das prestações a conceder.

Responsabilidade

A atribuição dos benefícios constitui um direito, que é a contrapartida pelas quotizações pagas. A subscrição de uma modalidade de benefícios determina o pagamento da respetiva quota. Cada modalidade de benefícios deve bastar-se financeiramente a si própria, pela integral cobertura das respetivas despesas através de receitas próprias, garantindo a respetiva sustentabilidade. No desenvolvimento das suas atividades, as associações mutualistas devem assegurar os necessários níveis de qualidade, segurança e transparência.

Independência e Autonomia

As associações mutualistas são independentes, na sua gestão e funcionamento, em relação ao Estado e a outras entidades públicas, sem prejuízo do exercício da tutela, da supervisão ou do licenciamento de atividades e equipamentos.

Democraticidade

O funcionamento e a eleição dos membros dos órgãos sociais são suportados no sistema democrático, pelo qual cada Associado tem direito a um voto.