Órgãos Associativos

A cada três anos, todos os associados maiores de 18 anos e com mais de dois anos de vida associativa são chamados a eleger, em Assembleia Geral, os órgãos associativos da Associação Mutualista Montepio. Conheça os órgãos eleitos para o triénio 2019-2021 e o modelo organizacional seguido pela Associação.

TRIÉNIO 2019-2021

Conselho de Administração

António Tomás Correia

PRESIDENTE

Jurista, foi presidente dos bancos Luso-Espanhol, Simeon, da Extremadura e Bandeirantes e administrador dos bancos Itaú, Franco-Portugaise, BNU, CGD e Montepio. Preside ao Conselho de Administração do Montepio desde 2008.

 

Carlos Morais Beato

VOGAL

Gestor, foi Militar de Abril, presidente da Câmara Municipal da Grândola, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, do Conselho da Região Alentejo e do Polo Turístico do Litoral Alentejano. É presidente da Residências Montepio – Serviços de Saúde desde 2013.

Virgílio Lima

VOGAL

Gestor, foi administrador da Montepio Gestão de Ativos, da Silvip, da Portugal Venture Capital Initiative e da Caixa Económica de Cabo Verde. Membro do Conselho Geral do Montepio e da Fundação Montepio foi administrador da Lusitânia – Companhia de Seguros desde 2008, presidente da N Seguros desde 2010 e membro do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica Montepio Geral.

Idália Serrão

VOGAL

Licenciada em Ciências Sociais – Serviço Social. Foi Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Autarca de Freguesia e Câmara Municipal. É Deputada. Distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral.

Luís Almeida

VOGAL

Gestor. Foi Administrador do Banco da África Ocidental – Guiné Bissau, Presidente da Associação de Bancos da Guiné-Bissau, Administrador do Finibanco Angola e da Caixa Económica Montepio Geral.

Mesa da Assembleia Geral

Vitor José Melícias Lopes

PRESIDENTE

Padre Franciscano. Licenciado em Direito Canónico e Direito Civil. Foi Provedor da SCML, Presidente do Montepio, da União das Misericórdias Portuguesas, da União Europeia das Misericórdias e do Conselho Fiscal do Montepio. Preside à Mesa da Assembleia Geral desde 2008.

António de Sá Alves Sameiro

1º SECRETÁRIO

Advogado. Secretário-geral do Montepio Geral – Associação Mutualista. Assume as funções de 1º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Montepio desde 2008.

António Dias Sequeira

2º SECRETÁRIO

Economista. Foi Diretor Bancário e membro do Conselho Geral do Montepio. Assume as funções de 2º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Montepio desde 2008.

Conselho Fiscal

Ivo Jorge de Almeida dos Santos Pinho

PRESIDENTE

Licenciado em Finanças pelo ISCEF, onde também exerceu funções letivas. Foi Deputado, Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano, Presidente do IFADAP, Diretor Geral das Alfândegas e Administrador da GDP -Serviços Partilhados (Grupo Gás de Portugal).

Ana Paula de Jesus Harfouche

VOGAL

Doutorada em Gestão e Administração Pública. Foi Administradora Hospitalar, Auditora de Defesa Nacional, Revisora Oficial de Contas. É docente universitária e Diretora do Projeto Nacional “Sistema de Custeio de Atividades Hospitalares”  – Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE.

José Domingos Barão

VOGAL

Revisor Oficial de Contas (ROC). Presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Faro.

Conselho Geral

Maria de Belém Roseira Coelho Henriques de Pina

Licenciada em Direito. Foi Ministra da Saúde e da Igualdade. Deputada, Vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Presidente da Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde, Fundadora da Associação Portuguesa de apoio à Vítima. Membro da Representação Portuguesa na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e da União da Europa Ocidental. Distinguida com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Alípio Barrosa Pereira Dias

Licenciado em Economia e Doutorado em Finanças Públicas. Exerce funções de Vice-Presidente da Geopactum, SA, Administrador Não-Executivo da Saviotti SGPS e Conselheiro da Geocapital – Investimentos Estratégicos SA.

Alberto José dos Santos Ramalheira

Economista. Foi Secretário de Estado, Presidente da Junta de Crédito Público, Administrador do Instituto de Crédito de Angola, do Banco de Portugal e do Montepio Geral. Presidiu à União das Mutualidades Portuguesas.

João António Morais da Costa Pinto

Economista. Professor Universitário, Ex-Vice-Governador do Banco de Portugal, Ex-Presidente da Caixa de Crédito Agrícola, Vice-Presidente da Fundação Oriente, Vice-Presidente da CIP e Ex-Secretário Adjunto do Governo de Macau.

Viriato Monteiro da Silva

Economista e Mestre em Finanças e Fiscalidade. Empresário em microempresa. Presidente do Conselho Fiscal do Coro da Sé Catedral do Porto. Foi Reverificador Assessor Principal na Alfândegas Portuguesas e Presidente da MAG da ARRIMO – Cooperativa para o Desenvolvimento Social e Comunitário.

Maria das Dores Marques Banheiro Meira

Licenciada em Direito e Pós-Graduada em Direito da Propriedade Intelectual, foi representante do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia. Nomeada Comendadora de Mérito Civil pelo Presidente da República, foi Presidente da Associação de Pequenos Empresários da Região de Setúbal e Alentejo e Presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
Exerce atualmente o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Carlos Manuel Melo Gomes Areal

Trabalhador da Caixa Económica Montepio Geral. Foi coordenador da Comissão de Trabalhadores do Montepio. Integrou o Conselho Geral da Associação Mutualista em vários mandatos. É Presidente da Assembleia de Freguesia do Carregado.

Manuel dos Santos Caseirão

Economista. Membro da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Foi Presidente do Conselho Fiscal do Montepio Geral – Associação Mutualista.

António Fernando Menezes Rodrigues

Licenciado em Finanças. Presidente da Federação Europeia das Sociedades Financeiras, da Associação das Instituições do Crédito Especializado. Ex-Presidente do Conselho de Administração da Realtransfer, SA.

Manuel Rogério Dias Ferreira

Reformado da Caixa Económica Montepio Geral tem uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Organizações do Terceiro Sector. Ex Secretário da MAG da Amnistia Internacional – Portugal e Presidente da MAG da Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura.

Luís Manuel dos Santos Silva Patrão

Jurista. É Quadro Técnico Superior da Administração Pública. Foi Presidente do Turismo de Portugal e da Comissão Executiva da DECO, Secretário de Estado da Administração Interna e membro do Conselho Geral e de Supervisão da TAP. É Administrador Não Executivo da ANA – Aeroportos de Portugal.

Gonçalo Nuno Caetano Alves

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid. Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM onde exerce funções de docente. Presidente da ENSIGEST e da TALENT SGPS S.A. Foi Vereador da Câmara Municipal de Aveiro.