Órgãos Associativos

A cada três anos, todos os associados maiores de 18 anos e com mais de dois anos de vida associativa são chamados a eleger, em Assembleia Geral, os órgãos associativos da Associação Mutualista Montepio. Conheça os órgãos eleitos para o triénio 2016-2018 e o modelo organizacional seguido pela Associação.

TRIÉNIO 2016-2018

Conselho de Administração

António Tomás Correia

PRESIDENTE

Jurista, foi presidente dos bancos Luso-Espanhol, Simeon, da Extremadura e Bandeirantes e administrador dos bancos Itaú, Franco-Portugaise, BNU, CGD e Montepio. Preside ao Conselho de Administração do Montepio desde 2008.

 

Carlos Morais Beato

VOGAL

Gestor, foi Militar de Abril, presidente da Câmara Municipal da Grândola, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, do Conselho da Região Alentejo e do Polo Turístico do Litoral Alentejano. É presidente da Residências Montepio – Serviços de Saúde desde 2013.

Fernando Ribeiro Mendes

VOGAL

Economista doutorado pelo Institut d’Etudes Politiques de Paris, foi Presidente do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial do Ministério da Justiça, Secretário de Estado da Segurança Social e Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços. Foi membro do Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio, docente do ISEG-UTL e presidente do Inatel.

Virgílio Lima

VOGAL

Gestor, foi administrador da Montepio Gestão de Ativos, da Silvip, da Portugal Venture Capital Initiative e da Caixa Económica de Cabo Verde. Membro do Conselho Geral do Montepio e da Fundação Montepio foi administrador da Lusitânia – Companhia de Seguros desde 2008, presidente da N Seguros desde 2010 e membro do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica Montepio Geral.

Miguel Teixeira Coelho

VOGAL

Economista e Professor Universitário, Doutorado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), foi consultor externo do Conselho Económico e Social, Economista na CMVM, Diretor na Caixa Económica Montepio Geral e na Associação Mutualista Montepio. Foi vice-presidente do Instituto da Segurança Social e administrador da Montepio Valor – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento.

Mesa da Assembleia Geral

Vitor José Melícias Lopes

PRESIDENTE

Padre Franciscano, é licenciado em Direito Canónico e Direito Civil. Foi Provedor da SCML, Presidente do Montepio, da União das Misericórdias Portuguesas, da União Europeia das Misericórdias e do Conselho Fiscal do Montepio. Preside à Mesa da Assembleia Geral desde 2008.

António de Sá Alves Sameiro

1º SECRETÁRIO

Advogado, é secretário-geral do Montepio. Assume as funções de 1º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Montepio desde 2008.

António Dias Sequeira

2º SECRETÁRIO

Economista, foi Diretor Bancário e membro do Conselho Geral do Montepio. Assume as funções de 2º Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Montepio desde 2008.

Conselho Fiscal

Manuel dos Santos Caseirão

PRESIDENTE

Economista, é membro da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

António Mendes de Almeida

VOGAL

Aposentado da Caixa Económica Montepio Geral, é presidente da Associação de Reformados do Montepio Geral.

Isabel Cidrais Guimarães

VOGAL*

Gestora, é técnica na Direção de Risco da Caixa Económica Montepio Geral.

* Eleita ao abrigo do artigo 40º dos Estatutos do Montepio Geral – Associação Mutualista

Conselho Geral

António Gonçalves Ribeiro

General, integrou o último governo de raiz portuguesa em Angola, na pasta da Administração Territorial. Secretário-Geral do Alto Comissariado, organizou a Ponte Aérea e Marítima e foi Alto Comissário para os Desalojados. Foi ainda Ministro da Administração Interna, representante Militar Nacional no SHAPE/NATO e Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional.

Amadeu Ferreira de Paiva

Economista e professor universitário, foi Coordenador da Área de Estudos de Mercado do Gabinete de Marketing do Montepio Geral, Administrador do Banco Comercial dos Açores, da Visa Portugal e membro do Products and Marketing Advisers Comittee da Visa Europe.

Maria Manuela Silva

Economista, foi Professora Catedrática Convidada do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz

José de Almeida Serra

Economista. Foi Ministro do Mar no IX Governo Constitucional, Administrador do Banco de Fomento, CPP, BPSM e de empresa do Grupo CGD, Diretor-geral na Comissão Europeia e Vice-presidente do Conselho Económico e Social. Foi Administrador do Montepio entre 2004 e 2015.

Viriato Monteiro da Silva

Empresário, é mestre em Finanças e Fiscalidade pela FEP, Faculdade de Economia do Porto. Possui pós-graduações em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra e é membro efetivo do Conselho Fiscal do Coro da Sé Catedral do Porto.

Alberto José dos Santos Ramalheira

Economista, foi secretário de Estado, presidente da Junta de Crédito Público, administrador do Instituto de Crédito de Angola, do Banco de Portugal e do Montepio. Presidiu à União das Mutualidades Portuguesas.

Alfredo Jorge Alves Gomes de Sá

Doutorado em Gestão, foi professor Universitário. É Vice-presidente do CIRIEC Internacional.

António Guimarães Pimenta

Consultor em PME, foi Diretor Bancário do Montepio Geral onde exerceu funções várias durante 47 anos.

Margarida Chagas Lopes

Doutorada em Economia, foi professora Auxiliar com Agregação do ISEG.

José Carlos Mota Andrade

Engenheiro Civil, foi deputado à Assembleia da República.

Carlos Areal

Trabalhador bancário, integrou o Conselho Geral do Montepio em vários mandatos. É vereador da Câmara Municipal de Alenquer.

Maria Eduarda Soares Ribeiro

Economista, foi Diretora de Serviços no Ministério do Trabalho e da Solidariedade.