Março 31, 2020

Associação Montepio junta-se ao Movimento Portugal #EntraEmCena

A Associação Montepio juntou-se a artistas, entidades públicas e privadas, fundações e marcas, num movimento inédito para salvaguardar a cultura da crise provocada pela COVID-19
Ler mais

O Movimento Portugal #EntraEmCena é uma colaboração inédita entre artistas, marcas, fundações, empresas públicas e privadas num esforço colaborativo de salvaguarda da cultura e dos seus intervenientes nesta altura crítica para o setor.

A Associação Mutualista Montepio, em linha com o apoio à cultura que tem sido apanágio da sua atuação ao longo dos anos, aliou-se a esta iniciativa inédita. “O apoio, colaboração e construção de relação que temos vindo a tecer com artistas e projetos artísticos produzidos em Portugal, por portugueses, confirma o posicionamento de Instituição ativa, colaborante e promotora da arte e da cultura em língua portuguesa. O momento que atravessamos torna esta relação parceira ainda mais pertinente e necessária, porquanto entendemos que não existem sociedades equilibradas, saudáveis e felizes sem arte, sem cultura e sem criatividade” explica Rita Pinho Branco, diretora de Comunicação e Marketing.

Portugal #EntraEmCena representa um investimento global de 1 milhão de euros e toma a forma de marketplace digital onde os artistas podem lançar ideias e obter um apoio, no máximo de 20 mil euros para cada projeto, para a fase de conceção e desenvolvimento. As empresas privadas e públicas podem encontrar talento e ideias propostas por artistas e lançar desafios ao desenvolvimento de novos projetos artísticos, escolhendo as que pretendem remunerar já.

Para que a cultura não seja também uma vítima do coronavírus, Portugal #EntraEmCena pretende ser um movimento transformativo para garantir a identidade e sustentabilidade cultural do país – agora e sempre. O ponto de partida deste movimento, a que a Associação Montepio se aliou, é que da colaboração gerada a partir de uma plataforma digital, surja mais investimento nos artistas e técnicos do setor, em projetos que podem acontecer já, a partir de casa, ou mais tarde, em 2021.

Juntos pela arte e cultura em Portugal.

Sabia que…

Este é um movimento sem líder, que junta a Associação Montepio a entidades com um histórico de apoio e investimento em cultura, como sejam a AGEAS, Ágora – Cultura e Desporto do Porto, Altice, BPI – la Caixa, Caixa Geral de Depósitos, Centro Cultural de Belém, EDP, EGEAC, Fidelidade, Fundação Calouste Gulbenkian, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Millennium BCP, MEO, GALP, NOS, Novo Banco, OPART – Organismo de Produção Artística, Renova, Sagres, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Superbock Group, Teatro Nacional de São João, Teatro Nacional D. Maria II, Viúva Lamego e Vodafone? O movimento conta com contributos técnicos de empresas como a Academia de Código, Casper, Hi Interactive, Lohad e Outsystems. Conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Cultura.