Abril 17, 2018

Associação Mutualista Montepio celebra 44 anos da Revolução com ciclo de debates

Um colóquio com Vasco Lourenço, maria Antónia Palla e José Manuel Barroso; uma exposição fotográfica de Alfredo Cunha; e Hélder Moutinho a cantar temas de abril dão forma ao primeiro de três encontros com que a Associação Mutualista assinala o 25 de abril.
Ler mais

Militares, escritores, jornalistas, cineastas, artistas, empresários e empreendedores estão entre os participantes nos três debates que a Associação Mutualista Montepio organizou para celebrar o 44º aniversário do 25 de Abril.

O programa dos três encontros visa possibilitar a celebração e a reflexão sobre a Revolução de Abril e as profundas transformações ocorridas em Portugal ao longo dos últimos 44 anos.

O espaço atmosfera m à Rua Castilho, em Lisboa, acolhe o primeiro dos eventos já no próximo dia 21, sábado, às 17h00. Antes dar-se-á a inauguração de uma exposição de fotografia de Alfredo Cunha – “A Liberdade passou por aqui”. Seguir-se-á o debate subordinado ao tema “Protagonistas da Revolução”, em que participarão o coronel Vasco Lourenço (Presidente da Associação 25 de abril), José Manuel Barroso (Jornalista), Maria Antónia Palla (Jornalista) e António de Sousa Duarte (Biógrafo de Salgueiro Maia). Hélder Moutinho cantará conhecidos temas da época da Revolução.

Haverá depois dois outros colóquios. A 23 de Abril dedicado à comunidade artística e a 26 a empreendedores e empresários que discutirão e partilharão visões de presente e futuro para um país que, em 1974, deu início à última grande vaga de democratização na Europa e que hoje se assume como melhor destino do mundo.

Sobre a exposição fotográfica

“A Liberdade passou por aqui” mostra um conjunto de retratos datados de abril de 1974, representativo de uma parte dos 40 rolos fotográficos utilizados por Alfredo Cunha para registar a manhã e a tarde da quinta-feira, 25 de abril de 1974, na qualidade de fotógrafo do jornal “O Século”.

A entrada é livre mediante inscrição realizada em montepio.org

Programa das próximas iniciativas:

23 ABRIL
18h00 – Tertúlia – “Arte, palavra e liberdade de expressão: proibido vs permitido”

Oradores convidados: António Pedro Vasconcelos (Cineasta), Sérgio Moura Afonso (Ator), Ana Margarida Carvalho (Escritora), Mariza Liz (vocalista dos Amor Electro).

Moderação de Ana Sá Lopes (Diretora Adjunta Executiva do Jornal i)

26 ABRIL
18h00 – Tertúlia “Da cauda da Europa a país em voga – 44 anos de transformação”

Oradores convidados: Miguel Fontes (Diretor da Startup Lisboa), Mariana Duarte Silva (Fundadora do Village Underground), Álvaro Covões (Empresário).

Moderação de Maria João Vieira Pinto (Diretora da revista Marketeer)

Para mais informações:
Direção de Comunicação, Marketing e Canais
Tel.: 213 248 286