Setembro 8, 2021

Atmosfera m Porto acolhe exposição de Tributo a Cruzeiro Seixas

A 17 de setembro o espaço atmosfera m Porto acolhe a inauguração da exposição “Um Passo à Frente – Tributo a Cruzeiro Seixas”. Aprecie algumas das mais importantes obras da história da arte moderna e contemporânea portuguesa

Ler mais

De 17 de setembro, a partir das 16 horas, a 22 de outubro, o espaço atmosfera m Porto acolhe a exposição “Um Passo à Frente – Tributo a Cruzeiro Seixas”, uma iniciativa da Perve Galeria em parceria com a Associação Mutualista Montepio.

Com curadoria de Carlos Cabral Nunes, a mostra é uma súmula do que melhor foi apresentado ao longo de um ano, do Ciclo de Celebração dedicado ao Centenário de Cruzeiro Seixas, que contou com vários polos expositivos, nomeadamente, no espaço atmosfera m Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas-Artes e na Casa da Liberdade – Mário Cesariny.

Um ano depois, Um Passo à Frente mantém a ênfase na capacidade plástica inigualável e o encontro de Cruzeiro Seixas com a escrita e a poesia, apresentando ao público, pela primeira vez, um conjunto significativo de obras, cartas, projetos de escultura, poemas, desaforismos e desenhos inéditos que proporcionam um retrato fidelíssimo do que era o país e o mundo sob o olhar lúcido, mas, simultaneamente, poético e mágico de Cruzeiro Seixas.

A exposição conta, ainda, com a instalação “100 nadas perfeitos”, realizada em tributo ao mestre surrealista português, pelo coletivo Borderlovers e a exibição de dois filmes documentários intitulados “Cruzeiro Seixas: O Vício da Liberdade” (2010), de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo e “N.O.M.A – Cruzeiro Seixas” (2006), de Carlos Cabral Nunes.

O evento de inauguração realiza-se a 17 de setembro, entre as 16 e as 19 horas e inclui uma visita guiada à exposição, sessões de poesia a partir da obra poética publicada por Cruzeiro Seixas e exibição de dois filmes documentários.

Esta exposição é uma iniciativa da Perve Galeria em parceria com a Associação Montepio e estará patente no espaço atmosfera m Porto até 22 de outubro de 2021.

A não perder!