Janeiro 18, 2022

Atmosfera m Porto acolhe exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo

A exposição comemorativa do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) estará aberta ao público, gratuitamente, no espaço atmosfera m Porto, até 4 de fevereiro, proporcionando uma viagem pelas memórias da modalidade, da instituição e dos seus protagonistas.

Ler mais

A exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) estará patente, entre 20 janeiro e 4 de fevereiro, com entrada gratuita, no espaço atmosfera m Porto, situado na Rua Júlio Dinis n.º 158/160, 5.º andar.

Através de fotografias, réplicas, objetos, artigos e documentos, os visitantes ficarão a saber mais sobre as primeiras provas realizadas no final do século XIX e primeiras décadas do século XX que levaram à fundação, em 1921, da Federação Portugueza de Sports Athleticos (FPSA), entidade que em 1929 adotou a atual denominação: Federação Portuguesa de Atletismo. Recordam-se ainda os recordes mundiais portugueses, com início em Fernando Mamede (recordista mundial de 10 000 metros); a primeira prova de marcha atlética (1976), em Urgeiriça; e o primeiro Campeonato Mundial de Cross realizado em Portugal (com o triunfo de Carlos Lopes).

A mostra assinala também as vitórias do atletismo adaptado, recordando os 17 títulos paralímpicos conseguidos pela modalidade, nomes que somam ao conjunto de cerca de 800 medalhas alcançadas em todas as grandes competições.

 

Contamos com a sua visita!

 

Exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo

Fotografias, réplicas, objetos, artigos e documentos compõem o espólio e permitem aos visitantes ficarem a saber mais sobre as primeiras provas realizadas no final do século XIX e primeiras décadas do século XX que levaram à fundação, em 1921, da Federação Portugueza de Sports Athleticos (FPSA), entidade que em 1929 adotou a atual denominação de Federação Portuguesa de Atletismo.

Recordam-se ainda os recordes mundiais portugueses, com início em Fernando Mamede (recordista mundial de 10 000 metros); a primeira prova de marcha atlética (1976), em Urgeiriça; e o primeiro Campeonato Mundial de Cross realizado em Portugal (com o triunfo de Carlos Lopes).

A mostra assinala também as vitórias do atletismo adaptado, recordando os 17 títulos paralímpicos conseguidos pela modalidade, nomes que somam ao conjunto de cerca de 800 medalhas alcançadas em todas as grandes competições.