Março 25, 2020

Covid-19 | Ajuda de um psicólogo

A pandemia que o mundo enfrenta, atualmente, não afeta apenas os nossos hábitos de vida. Em muitos casos pode perturbar seriamente a nossa estabilidade emocional. Por isso, é prioritário cuidar da saúde mental e até, se necessário, recorrer ao apoio de um psicólogo. Conheça os conselhos do nosso parceiro Ordem dos Psicólogos
Ler mais

Provavelmente, todos nós, em algum momento no passado, sonhámos com a ideia de ficarmos em casa, junto da nossa família, em regime de teletrabalho. Idealizámos até o cenário perfeito: tempo de qualidade em família e sessões de cinema no sofá com direito a pipocas… Mas a realidade, quando nos é imposta, é bem diferente.

Fechados em casa porque o Coronavírus assim nos obriga, e por tempo indeterminado, não só afeta as nossas rotinas como pode perturbar a nossa estabilidade emocional. Afinal, a gestão do lar, da família, da escola e do trabalho, é tudo menos simples.

Cansaço, desânimo, ansiedade e tristeza são alguns dos sentimentos que podemos vivenciar e que, em muitos casos, podem tomar outras proporções. Por isso, é necessário parar, reconhecer que não somos capazes de lidar com a situação e, se necessário, recorrer ao apoio de um psicólogo.

A função dos psicólogos é ajudar as pessoas a legitimar os seus sentimentos, a refletir sobre si próprias e a encontrar estratégias para lidar com os problemas.

Os psicólogos apoiam-nos em situações de crise como a que enfrentamos com o Coronavírus, nomeadamente através de estratégias e ferramentas que nos ajudam a lidar com o isolamento, o diagnóstico de doença, a gestão da ansiedade, das relações familiares, da intimidade, a sobrecarga física e emocional e até com as restrições que nos foram impostas.

E porque estes profissionais, dada a atual conjuntura, realizam intervenções psicológicas recorrendo a meios de comunicação à distância, assista aqui ao vídeo e, se necessitar de apoio, não hesite.

Lembre-se: cuidar da sua saúde mental é prioritário