Abril 17, 2018

Fundação Montepio presente na Conferência Internacional das Academias UBUNTU

A conferência internacional das Academias UBUNTU realizou-se entre os dias 2 a 6 de abril na Cidade do Cabo, África do Sul.
Ler mais

A Fundação Montepio esteve representada por Paula Guimarães, diretora do Gabinete de Responsabilidade Social da Associação Mutualista Montepio, no evento que reuniu representantes de 8 países da Europa, América e África. O encontro teve como objetivo proporcionar aos participantes a possibilidade de aprenderem e debaterem a filosofia africana Ubuntu, enquanto contributo para a inclusão social, o combate às desigualdades e a disseminação de uma perspetiva de economia da partilha e do mutualismo.

Uma semana de trabalho que permitiu a visita a diversos projetos de intervenção social nos bairros de lata, conhecer os empreendedores sociais e trocar ideias com os responsáveis do Governo. Momentos que originaram sinergias locais e internacionais e possibilitaram aos participantes conhecer a realidade e a história da África do Sul, consideradas exemplos a seguir na implementação dos princípios Ubuntu, quer na liderança de Nelson Mandela, quer no processo de reconciliação pós aparthaid.

“Para a AMM, enquanto entidade financiadora da Academia Ubuntu Portugal, esta experiência foi marcante pela profundidade do tema, a qualidade dos oradores e participantes e pela sua relevância mundial” afirma Paula Guimarães.