Maio 25, 2017

Grupo Montepio realiza maior ação de voluntariado corporativo do país

A 5ª edição do Dia do Voluntariado Montepio reúne mais de 500 colaboradores-voluntários em cerca de meia centena de ações.
Ler mais

O Grupo Montepio realiza, a 26 maio, a 5ª edição do Dia do Voluntariado Montepio, iniciativa de âmbito nacional e cariz solidário levada a cabo pela Associação Mutualista Montepio e que reúne mais de 500 colaboradores-voluntários do Grupo, de norte a sul do país e Regiões Autónomas.

Associação Nariz Vermelho, ACAPO ou Cáritas Diocesana são apenas algumas das instituições que serão intervencionadas, num total de 38 ações de voluntariado coletivo e 7 ateliers no domínio das esferas social, ambiental, proteção de animais e workshops temáticos.

“As inscrições surgiram espontaneamente, com grande alegria e sentido de pertença. Batemos todos os recordes de participação”, explica Paula Guimarães, diretora da Fundação Montepio. “É um sinal da vitalidade emocional do Montepio, do desejo inequívoco que temos de estar juntos, em uníssono, convergentes na ideia de afirmarmos a nossa identidade única e reforçar a imagem ética que temos junto da comunidade”, acrescentou a responsável.

2017: Ano de recordes

Este ano, o Dia do Voluntariado Montepio vai bater os recordes de participação. Segundo Paula Guimarães, este facto deve-se à melhoria do próprio programa de voluntariado do Grupo Montepio. “O programa melhora todos os anos e vai granjeando novos adeptos. Creio que resulta da necessidade que sentimos de afirmar que estamos juntos”, avança.

É através de ações como esta, acrescenta a responsável, que os colaboradores renovam o orgulho em trabalhar no Montepio. “Este dia contribui para uma melhoria da imagem externa da organização e demonstra que somos úteis aos outros e efetivamos o mutualismo, natureza da organização a que pertencemos”, conclui Paula Guimarães.

De norte a sul do país, mas também nas ilhas

A norte do país, instituições como a Associação dos Amigos da Rua, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral e o Centro Juvenil de Campanhã acolhem os voluntários do Grupo Montepio para que apoiem o serviço de refeições aos sem-abrigo, a criação de espaços verdes para os mais jovens e a reabilitação de infraestruturas indispensáveis ao bom funcionamento daquelas associações.

Na região centro, a Cáritas Diocesana de Aveiro acolherá uma equipa desafiada a trabalhar na recuperação e remodelação de espaços, e a Associação Tempos Brilhantes contará com os colaboradores Montepio para a criação de acessos entre a Quinta das Pontes e o Bosque Mediterrânico.

Já na região de Lisboa, não faltam projetos conhecidos de todos os portugueses, como a Associação Nariz Vermelho, a ACAPO ou o Centro Educacional para o Cidadão Deficiente, onde os colaboradores do Grupo Montepio se preparam para fazer a diferença.

A sul, as ações centram-se na proteção de animais, pelo que a Associação Milú 2 beneficiará da ajuda destes voluntários na recuperação de canis e na construção de novas boxes.

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira contarão com a participação de duas equipas, em São Miguel e no Funchal, que garantirão projetos de reabilitação de espaço exteriores.