Novembro 29, 2019

Rui Agostinho vence Grande Prémio Ciência Viva AMM 2019

Astrónomo Rui Agostinho é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio 2019
Ler mais

No passado domingo, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, foram entregues no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, os Prémios Ciência Viva Associação Mutualista Montepio 2019.

O Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distinguiu o astrónomo Rui Agostinho pela sua ação na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador, autor e divulgador no campo da Astronomia. O troféu foi entregue por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio Media distinguiu Falar Global, o programa mais antigo de ciência e tecnologia da televisão portuguesa. “No ar” há 15 anos, este magazine semanal revela ao grande público a mais recente investigação nacional e internacional nas várias áreas do conhecimento. O troféu foi entregue pela Administradora Idália Serrão, em representação da Associação Mutualista Montepio.

O Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio Educação foi atribuído a Paulo Sanches como reconhecimento da intervenção de mérito deste professor de Físico-Química, que se tem dedicado ao ensino e à promoção da cultura científica, com iniciativas de relevo tanto para escolas como para a comunidade do município de Moimenta da Beira. O troféu foi entregue por Ana Noronha, em representação da Direcção da Ciência Viva.

Os Prémios Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distinguem anualmente personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excecional na promoção da cultura científica em Portugal.

O Grande Prémio tem um valor de 10 000€ e os prémios de Educação e Media têm um valor unitário de 5 000€.

Nos últimos sete anos o Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, o físico Manuel Paiva, o patologista Sobrinho Simões, o físico Carlos Fiolhais e a astrónoma Teresa Lago.