Fevereiro 22, 2021

Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual

A próxima conferência do ciclo “Ao Encontro da Sociedade”, promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, realiza-se a 25 de fevereiro, através da plataforma Zoom.

Ler mais

A Academia das Ciências de Lisboa visa contribuir para a sociedade de informação, do saber e da sabedoria com vista à promoção de uma literacia científica na sociedade portuguesa. Cumprindo esse objetivo, a Academia promove “Ao Encontro da Sociedade”, um ciclo de conferências/debates sobre temas atuais que constituem desafios científicos, tecnológicos e éticos com que a sociedade atual se confronta.

A próxima sessão, que se realiza a 25 de fevereiro, entre as 18 horas e as 19h30, tem como tema “Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual” e conta com moderação de Miguel Prudêncio (Academia das Ciências de Lisboa e IMM-UL) e a participação de Maria Salomé Pais (Academia das Ciências de Lisboa), Paula Alves (iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), Henrique Barros (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e Maria do Céu Patrão Neves (Universidade dos Açores).

Realizada online através da plataforma Zoom, a conferência pretende debater a importância da vacinação, nomeadamente no contexto da atual pandemia da SARS-CoV 2, que retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto: a liberdade e a autonomia individuais e o benefício coletivo na promoção da saúde como um bem público global.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui. A sessão será transmitida também através do canal de YouTube da Academia das Ciências de Lisboa.

 

Próximas datas e temas:

22 de abril | 18h00 – 19h30

OS “NOVOS” VELHOS

 

17 de junho | 18h00 – 19h30

A ALIMENTAÇÂO DO FUTURO: PROBLEMAS E DESAFIOS

 

21 de outubro | 18h00 – 19h30

MEGADADOS: REDES, TITULARIDADE E PRIVACIDADE

 

9 de dezembro | 18h00 – 19h30

RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS: RISCOS E SOLUÇÕES