4.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima | MAM

4.ª Etapa do Caminho Cultural para Fátima concluída

O Programa AMMe reuniu mais de uma dezena de associados na quarta de sete etapas do Caminho Cultural para Fátima

O grupo de associados aceitou o desafio proposto pelo Montepio Associação Mutualista e, a partir de Lisboa, rumaram a Porto de Muge, destino final do percurso.

Num inesperado dia de sol de inverno, após chuvas intensas que se registaram nos dias anteriores, os associados iniciaram o percurso numa caminhada ao longo da Lezíria do Tejo e da Vala Real (extenso canal que liga a vila de Azambuja ao rio Tejo), importante obra hidráulica do sec. XVII.

Após passagem pelos aeródromos da Azambuja e de Alqueidão, os participantes foram surpreendidos pelo corte existente no percurso, motivado pelas más condições climatéricas, que, com o apoio da Proteção Civil, ultrapassaram com renovado entusiasmo. Prosseguiram viagem rumo à aldeia avieira da Palhota que consta ter sido morada de Alves Redol (1911-1969), célebre autor português que muito escreveu acerca do Tejo e suas gentes.

As aldeias avieiras são aldeias piscatórias, localizadas ao longo do Tejo, na sua maioria no distrito de Santarém, nascidas no resultado da forte imigração de pescadores oriundos da Praia da Vieira, em Leiria, no início do séc. XX.

Os associados efetuaram, ainda, paragem na aldeia de Valada de onde seguiram para até ao final da etapa, em Porto de Muge, onde tiveram oportunidade de visitar a “Quinta da Marchanta”.

No final do dia regressaram, como habitualmente, a Lisboa, de autocarro.

Gostava de integrar a próxima etapa? Inscreva-se aqui.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.