Caretos de Podence

Mais de seis dezenas de associados juntaram-se à Associação Mutualista Montepio para celebrar o Entrudo Chocalheiro, recentemente classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, na aldeia de Podence

No âmbito das comemorações do Entrudo Chocalheiro, famosas festividades da aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, o Programa de Experiências AMMe reuniu um grupo de associados para visitar a localidade e participar em algumas atividades relacionadas com o Carnaval.

O primeiro grupo de associados participou num passeio pedestre pelo Trilho dos Caretos, que consistiu numa caminhada de 7,5 quilómetros pela paisagem protegida de Albufeira do Azibo, considerada uma das “7 Maravilhas das Praias de Portugal”.

O segundo grupo, por sua vez, teve oportunidade de participar no workshop “Pinta a tua máscara” e divertir-se a caracterizar a máscara em latão, tradicionalmente usada pelos Caretos de Podence.

Durante o almoço, que se realizou num restaurante em plena praia fluvial da Fraga da Pregada, os associados confraternizaram entre si enquanto desfrutavam da riqueza gastronómica de Trás-os-Montes.

Depois, foi tempo de assistir às festividades do “Entrudo Chocalheiro”, recentemente classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. As celebrações, que contaram com a presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, incluíram um espetáculo de Caretos, música tradicional portuguesa e muita animação pelas ruas da aldeia.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.