Pisar da Uva na Quinta da Pacheca

Foi no passado mês de setembro que os associados Montepio tiveram a oportunidade de visitar a Quinta da Pacheca, em Lamego, onde apreciaram uma prova de vinhos na presença de um enólogo e desfrutaram de todos encantos desta região e do charme vinícola do Douro. Conheça o testemunho de quem viveu mais uma inesquecível experiência Montepio em primeira pessoa.

Viver o espírito do Douro

Valorizando a tradicional época das vindimas num cenário ímpar do Douro Vinhateiro, os nossos associados tiveram a oportunidade de visitar a Quinta da Pacheca, situada perto de Lamego onde, ao longo deste percurso, proporcionou-se uma prova diferenciada de vinhos premium com a presença de um membro da equipa de enologia.Ao som da usual animação, foi aí que se deu“o pisar da uva” (lagarada),  culminando com Jantar de Vindima na Adega, onde a música, a animação, o requinte e a boa disposição marcaram presença.

“Acho que esta atividade correu muito bem, eu, que gosto muito de campo, gostei mesmo muito. Escolhemos a Lagarada na Quinta da Pacheca porque gostamos muito do Douro e da vinha, e assim aproveitámos para passar um fim de semana na região. Já tinha estado no lagar a “pisar a uva”, mas sempre em locais mais pequenos, mais caseiros. Quando eu era miúda vivia na zona da Benedita, Alcobaça e entrei em muitos lagares na altura da vindima. Mas nunca tinha participado uma lagarada numa quinta tão grande, com tudo tão bem organizado e bonito.

As lagaradas fazem parte das minhas recordações de infância, por isso estar dentro do lagar foi mesmo a minha parte preferida de toda esta experiência, foi um momento inesquecível. O ambiente estava muito engraçado, com tanta gente junta e ainda com a música dos acordeões. Ficou um grupo muito giro, com pessoas de várias idades e toda a gente se ficou a conhecer. Foi um ambiente muito participativo. Foi mesmo um momento bom. Agora já está estou a escolher a próxima atividade para participar, com toda a certeza”, conta a Associada Maria da Ascensão Leandro que esteve presente na experiência.

A opinião dos associados

Gostei imenso, achei que estava tudo muito bem organizado. Esta foi a segunda vez que participo nas atividades do Montepio e estou a gostar muito. Penso que a partir daqui vamos participar cada vez mais, até já estive a ver outras que nos interessam.

Fui à Quinta da Pacheca porque a última vez que estive num lagar foi quando tinha 6 anos, em casa dos meus pais, na zona de Ourém. Então deu-me um sentimento de nostalgia, senti mesmo a necessidade de voltar a estar dentro de um lagar.

Foi um momento inesquecível voltar a pisar uvas. Senti-me outra vez com 6 anos, até comentei com as pessoas que estavam comigo: estou tão feliz que até tenho vontade de mergulhar aqui! Também gostámos muito da música dos acordeões, foi um momento de convívio muito bonito. Até demos um pezinho de dança no jantar.

Maria José Ricardo

Experiências para recordar

Mais do que atividades, a Associação Mutualista Montepio investe na promoção de ações que marcam a diferença junto dos associados. Verdadeiras experiências que marcam para a vida. Sendo a maior associação do país, com cerca de 630 mil associados, é imprescindível que deixe uma marca na vida das pessoas a que ela se uniram.

Desde Hiking pelos Picos da Europa, a batismos de voo e vela e concertos únicos nos melhores festivais de música, as experiências Montepio prometem pôr a adrenalina à prova e garantir emoções extra à vida dos associados.

Consulte o programa completo das Experiências Montepio.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.