Visita aos mosteiros de Alcobaça

A cidade de Alcobaça, bem conhecida pela sua cultura e gastronomia, foi o local escolhido para mais uma Experiência no âmbito do Programa AMMe. Um grupo de associados aceitou o desafio da Associação Mutualista Montepio e partiu à descoberta desta cidade rica em tradições.

Com o intuito de descobrir mais sobre a história, a cultura e a gastronomia de Alcobaça, um grupo de associados Montepio integrou um passeio pela cidade, ficando a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da região.

Durante a manhã, acompanhado por uma guia, usufruiu de uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, a primeira obra plenamente gótica erguida em território português, classificada Património da Humanidade pela UNESCO e eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal, em 2007.

Os associados tiveram, assim, oportunidade de conhecer as dependências medievais que, apesar dos seus quase 900 anos, se conservam intactas e constituem um conjunto único no mundo, assim como os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro, que conferem grande significado e esplendor ao interior da Igreja, a maior em estilo gótico primitivo construída em Portugal na Idade Média.

Os esclarecimentos fornecidos pela guia contribuíram para que os associados apreciassem o Mosteiro de uma perspetiva diferente, enriquecida com os mais relevantes detalhes históricos, artísticos e arquitetónicos.

Finda a visita, o grupo deslocou-se a um restaurante típico da região para degustar o tradicional Frango na Púcara à moda de Alcobaça e deliciar-se com a doçaria conventual.

Recarregadas as energias, foi momento de visitar o Mosteiro e a Igreja de Santa Maria de Coz, um autêntico santuário ao estilo barroco que remonta ao século XIII, onde os associados apreciaram os diversos altares de talha dourada, os revestimentos de azulejo e os impressionantes caixotões de madeira que constituem o teto que cobre a nave, o coro, a sacristia e o vestíbulo deste monumento.

Concluiu-se, assim, mais uma realização de Experiências AMMe, pautada pela boa disposição dos intervenientes, que permitiu recordar o passado e aprofundar o conhecimento dos participantes.

Sabia que…

Contemporâneo da fundação de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é também um pouco da sua história? Fundado pelo seu primeiro rei, D. Afonso Henriques, nasceu da doação das terras de Alcobaça à Ordem de Cister por ter vencido os mouros na conquista de Santarém. O imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.

 

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.