4 Cuidados que permitem poupar na saúde

No que toca à saúde, muitas vezes a prevenção é melhor forma de preservar o seu bem-estar e poupar dinheiro.
Artigo atualizado a 05-04-2024

Diariamente, há pequenos cuidados que pode ter e que fazem a diferença no seu bem-estar, ajudam à manutenção do seu corpo, previnem problemas futuros e ainda permitem poupar na saúde. Fique a conhecer quatro cuidados que pode ter agora e que mais tarde vai agradecer.

Checklist para poupar na saúde:

1. Higiene oral em dia

A melhor forma de poupar com a saúde oral é através da prevenção. Como tal, a Ordem dos Médicos Dentistas recomenda que consulte um dentista, pelo menos, duas vezes por ano. Fazer consultas de higienização oral com alguma periodicidade é o primeiro passo para prevenir e detetar precocemente problemas relacionados com a saúde bucal, que causam bastante mal-estar e são dispendiosos.

2. Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e equilibrada traz inúmeros benefícios, nomeadamente ajudar a controlar o peso e assegurar o bem-estar físico. De acordo com a Direção Geral de Saúde *, uma alimentação equilibrada reduz o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC), reduz a tensão arterial e protege contra alguns tipos de cancro.

3. Check-up anual

Fazer uma revisão médica regular é uma forma eficaz para detetar precocemente doenças e receber conselhos de um médico como o objetivo de preservar a saúde. Este não é um tema consensual. Porém, a Direção Geral de Saúde recomenda que, mediante a idade, género e estado de saúde, sejam realizados anualmente um conjunto de exames, como são exemplo: medição da glicémia, IMC, peso, altura, tensão arterial, frequência cardiovascular, perímetro abdominal e ECG.

 4. Exercício físico regular

A prática de exercício físico, aliada a uma alimentação equilibrada, é um dos pilares fundamentais para ter um estilo de vida saudável. Além de ajudar a manter a boa forma, a atividade física, quando praticada de forma regular, traz inúmeros benefícios para a saúde, como a melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial. Estes mecanismos podem, de acordo com a Direção-Geral da Saúde **, ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, cancerígenas e de diabetes tipo 2.

Além disso, segundo a mesma fonte, a participação em atividades físicas pode melhorar o sistema musculoesquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.

* Princípios para uma Alimentação Saudável, Publicação da DGS;
**A atividade física e o desporto: um meio para melhorar a saúde e o bem-estar, Publicação da DGS.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança , Saúde

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.