A imigração
está a mudar a
nossa língua?

Neologismos, estrangeirismos e até emojis vão ser cada vez mais comuns no português.

Ler artigo

Carro usado: o que deve inspecionar antes de comprar

Já escolheu o carro usado que pretende comprar e é um leigo nesta matéria? Para evitar comprar “gato por lebre”, tome nota dos principais pontos-chave que deve avaliar (meticulosamente) antes de concretizar a aquisição.
Artigo atualizado a 01-04-2024

Os preços elevados dos automóveis novos e a forte desvalorização que sofrem assim que saem do stand são as principais razões que levam alguns consumidores a optar por comprar veículos em segunda mão. No entanto, se não forem tomadas determinadas cautelas, a aquisição de um carro usado pode revelar-se um péssimo negócio e dar muitas dores de cabeça.

5 passos a dar antes de comprar um carro usado

1. Examine (em detalhe) o exterior

Carro limpo, seco e à luz do dia. Só desta forma será possível detetar, a olho nu, eventuais defeitos exteriores (ferrugem, riscos na pintura, amolgadelas, mossas, etc.). Na vistoria ao exterior do veículo deve ter especial atenção às partes mais expostas à ferrugem: guarda-lamas, debaixo da própria viatura e das portas, em volta dos vidros, das extremidades do capô e da mala.

É ainda conveniente verificar as luzes (faróis, piscas, piscas de nevoeiro e iluminação da placa de matrícula) e a pintura. Esteja particularmente atento aos pneus: o desgaste irregular é sinal de defeitos de suspensão, geometria, equilibragem das rodas ou pressão deficiente, e, além disso, se estiverem “carecas”, significa que necessitarão de ser trocados, o que implica uma despesa considerável.

Se, durante a inspeção ao exterior do carro, verificar diferenças de cor da pintura, ao longo da carroçaria; para-choques, grelhas e faróis mal ajustados; ou portas, vidros, mala e capô desalinhados, é porque, muito provavelmente, sofreu um acidente.

2. Avalie (também) o interior

Examinado o lado de fora do carro, o próximo passo é verificar o estado de conservação do seu interior, bem como o funcionamento dos instrumentos de bordo. Aqui, a lista de itens a observar é ainda mais longa. Comece por abrir as portas e sentir o cheiro do interior do automóvel. Depois, verifique se os bancos funcionam, os estofos não têm buracos ou outros danos, os tapetes estão gastos e os cintos de segurança fixam bem.

Ao volante, mas com o carro parado, teste a caixa de velocidade. Não há folgas e a manete está em bom estado? Passe para os pedais. Carregue em todos. “Pressione o pedal do travão por 20 segundos e verifique se mantém a pressão inicial. Caso contrário, pode ter uma fuga no circuito”, recomenda a associação de defesa do consumidor DECO.

Retire os pés dos pedais e verifique se as respetivas borrachas estão gastas ou foram substituídas. Ambos os cenários sugerem quilometragem elevada. E se os números do contador de quilómetros estiverem desalinhados? Nesse caso, o mais provável, é a quilometragem não ser verdadeira.

Chegou o momento de testar os instrumentos de bordo. Piscas, quatro piscas, buzina, limpa para-brisas, faróis, faróis de nevoeiro, desembaciador, rádio, sistema de climatização, cruise control. Confirme que tudo está operacional. Verifique ainda se existe alguma luz de aviso no painel de instrumentos

3. Inspecione o motor e a bateria

Não deixe de abrir o capô do carro, para se certificar da idade do veículo. Basta comparar o número do chassis com o do livrete ou certificado de matrícula. E, já agora, espreite o seu estado. Está demasiado limpo? Cuidado, esse esmero de limpeza pode ser para dissimular fugas de óleo ou do carburador. Já se estiver muito sujo, o desleixo pode ser sinal de má conservação.

A bateria de um carro usado é outro ponto-chave a examinar. Verifique a data de validade (em média, a bateria dura quatro anos) e se os bornes estão oxidados, corroídos ou cobertos de pó branco.

4. Faça um teste drive

Se ficou satisfeito com o exterior e interior do veículo, está na hora de o testar na estrada. Não se limite a dar uma mera volta. Conduza o carro durante meia hora, no mínimo. Idealmente, deve efetuar o test drive num circuito diversificado, com retas, curvas, subidas, descidas, piso em terra batida e alcatrão, e a várias velocidades (engrene todas as mudanças!). Fique atento aos ruídos do motor e do interior do carro.

Como saber se a embraiagem está gasta? É fácil. Com o motor ligado e o carro parado, controle a embraiagem. De seguida, puxe o travão de mão a fundo, engate a segunda e levante levemente o pé da embraiagem. O motor deve parar imediatamente. Se assim não for, isso significa que a embraiagem está em fim de vida.

E os amortecedores? É ainda mais simples. Tem apenas que conduzir o veículo numa estrada com piso irregular. Se o carro saltar ou balançar é mau sinal. Significa que os amortecedores estão em mau estado.

Não se esqueça de verificar se a direção está alinhada. Escolha uma estrada plana e sem vento. Quando atingir os 50 Km/h, largue o volante. O carro não deve fugir nem para a direita nem para esquerda.

Por último, teste os travões. Para saber se estão em perfeitas condições de funcionamento, faça várias travagens de emergência. Se o carro não parar imediatamente, cuidado. Ruídos metálicos podem ser sinónimo de pastilhas gastas.

5. Verifique os documentos

Certifique-se de que a viatura tem todos os documentos obrigatórios, como o Documento Único Automóvel (DUA) ou o Registo de Propriedade e o Livrete (se for muito antigo); o certificado de inspeção (se for o caso); e o comprovativo de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).

Peça também para consultar o livro de revisões do carro usado. Se não existir, pode indiciar falta de manutenção.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Carro e transportes

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais