App e-fatura: saiba como registar e classificar despesas no smartphone

A aplicação está disponível apenas para consumidores e permite aceder à área pessoal do e-fatura através do smartphone. Saiba como funciona.
Artigo atualizado a 12-02-2021
app e-fatura

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou uma aplicação oficial do e-fatura através da qual pode proceder ao registo imediato de faturas através da leitura de código QR ou consultar as deduções acumuladas. A app e-fatura, disponível para Android e iOS, permite ainda classificar as faturas emitidas com o seu número de identificação fiscal (NIF), ou seja, associá-las ao setor a que correspondem, para beneficiar das deduções à coleta em IRS.

App e-fatura: o que pode fazer?

Com a app e-fatura poderá realizar uma série de atos que, até agora, apenas estavam disponíveis no portal e-fatura. Para começar a utilizar a app basta fazer o download e, de seguida, colocar o seu número de identificação fiscal (NIF) e o código de acesso ao Portal das Finanças. 

No passo seguinte, ser-lhe-á pedido para associar um código pessoal de acesso à aplicação. Este código serve para entrar na sua área do e-fatura sempre que desejar, sem ter que iniciar a sessão, ou seja, colocar o número de contribuinte e senha de acesso ao Portal das Finanças. 

No entanto, pode optar por terminar a sessão após a utilização. Isto significa que da próxima vez que desejar aceder à sua área pessoal do e-fatura através da app, terá de voltar a inserir o NIF e código de acesso.

1. Consultar deduções por ano e categoria

Saiba, a qualquer momento, se os comerciantes já enviaram as faturas à AT. Através desta aplicação pode também conhecer o valor total das deduções provisórias, assim como todas as deduções por setor. Ou seja, se pretende ver todas as faturas que tem na categoria “saúde”, basta clicar no respetivo setor “saúde” e aparecerá a lista com todas as despesas que teve e que pediu número de contribuinte, o valor de cada uma e o benefício fiscal que representa.

2. Classificar faturas

Se tiver faturas por validar, no topo da aplicação aparecerá uma notificação que dá o alerta. Para classificá-las,  basta clicar em “ faturas pendentes”, escolher a fatura que pretende classificar e escolher a categoria correta. Pode ainda classificar várias faturas ao mesmo tempo. Imagine que tem várias faturas pendentes da categoria “Despesas Gerais Familiares”, seleciona-as todas e classifique-as ao mesmo tempo.

3. Registar faturas 

Esta é uma das funcionalidades mais esperadas. Através da app e-fatura é possível registar as faturas imediatamente através de QR Code, bastando, para isso, clicar em “Registar”, apontar o ecrã para o Código QR que consta na fatura e esta fica imediatamente registada na sua área pessoal do e-fatura.

Porque é que existem faturas pendentes?

As faturas ficam registadas como “pendentes” em duas circunstâncias:  

  • Quando a empresa à qual comprou o serviço ou bem que dá direito a dedução está enquadrado em vários setores passíveis de atribuição de benefício fiscal; ou 
  • Quando o consumidor é sujeito passivo de IVA, como é o caso dos trabalhadores independentes.

Nestas situações, deve indicar na plataforma ou na aplicação a que setor se refere aquela fatura e ainda se a despesa foi feita fora ou dentro da atividade empresarial.

 

Ler mais

Este artigo foi útil?

Lamentamos saber. Deixe-nos a sua sugestão de como melhorar?(opcional)

Torne-se Associado

Saiba mais