Reembolso do IRS em 2023: quanto tempo falta para receber?

Tem direito ao reembolso do IRS em 2023? No Portal das Finanças, pode acompanhar, passo a passo, o processamento da devolução do imposto.
Artigo atualizado a 31-03-2023

O pagamento do reembolso do IRS é aguardado com alguma ansiedade pelos contribuintes. A inquietação é compreensível, já que muitas famílias contam com a devolução do imposto retido em excesso no ano anterior para ajudar a pagar despesas extras, reforçar a poupança ou programar as férias de verão, por exemplo. Se é o seu caso, saiba, neste artigo, quanto tempo falta para receber o reembolso em 2023.

 

Como consultar o estado do reembolso do IRS?

Para saber quando vai de reembolso em 2023, siga os passos que indicamos abaixo.

Passo 1

Aceda ao Portal das Finanças e, na área do IRS, clique em “Aceder”. Se não estiver disponível este atalho na página inicial, na área de pesquisa (lupa), escreva “IRS”. Depois, nos resultados da pesquisa, escolha a opção “IRS” e clique em “Aceder”.

Reembolso 2023

Passo 2

Em seguida, faça a sua autenticação. Para tal, insira o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a senha de acesso ao Portal das Finanças. Só assim poderá aceder à sua área pessoal do IRS.

2023

Passo 3

Na sua área pessoal do IRS, no menu lateral, no lado esquerdo do ecrã, clique em “Consultar Declaração”. Faltam apenas dois passos para saber em que estado se encontra o seu reembolso.

irs

Passo 4

Na página “Consultar Declaração”, selecione o ano a que respeitam os rendimentos a declarar (2022, neste caso). Seguidamente, clique em “Pesquisar”.

Reembolso

Passo 5

Por fim, verifique a situação da declaração. Desde que é entregue, a declaração passa por diversos estágios até ao pagamento do reembolso. Regra geral, o primeiro estágio é “Recionada – Aguarda Validação”. Se não houver erros centrais, segue-se o estágio “Declaração Certa”. A fase seguinte é “Liquidação Processada”. Nesta etapa, as contas do seu imposto estão efetuadas. Caso não haja divergências nem dívidas fiscais, a declaração avança para a situação de “Reembolso Emitido”. É então uma questão de poucos dias até receber o reembolso. O último estágio da declaração é “Pagamento confirmado”.

Para saber mais informações sobre a sua declaração e o respetivo reembolso, pressione em “Ver detalhe”.

Reembolso IRS 2023

 

 

Quais os prazos de pagamento do reembolso do IRS em 2023?

Por lei, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem até 31 de agosto para devolver o IRS retido a mais. Mas apenas quando a declaração é entregue dentro do prazo, ou seja, até 30 de junho, e validada sem divergências. No entanto, por norma, o reembolso é pago mais cedo. Em 2022, o prazo médio foi de 12 dias para o IRS automático e de 17 dias para a declaração normal.

Saiba que…

O reembolso do IRS pode ser penhorado, total ou parcialmente, em caso de dívidas à AT ou a outros credores? Se a dívida for inferior ao reembolso, a AT pagará a diferença. Caso contrário, não efetuará qualquer pagamento.

Reembolso do IRS: o que é?

Tudo começa com a chamada retenção na fonte de IRS. Um mecanismo fiscal que tem por objetivo antecipar o pagamento deste imposto ao Estado. Assim, todos os meses, cada trabalhador dependente ou pensionista desconta uma parcela do seu rendimento bruto, que resulta da aplicação de uma taxa. A taxa a aplicar depende do rendimento mensal e da situação familiar. A cada ano, o Governo define as taxas de retenção na fonte do IRS, publicando-as em Diário da República.

No entanto, a retenção na fonte efetuada, ao longo do ano, não corresponde exatamente ao imposto devido. Na maioria dos casos, é superior. Contudo, essa discrepância tem vindo a diminuir nos últimos anos. O IRS efetivamente devido só é determinado após a entrega da declaração. Esse cálculo tem em conta muitas variáveis. Por exemplo, o valor dos rendimentos, as deduções à coleta e, no caso dos casais, o tipo de tributação (separada ou conjunta). É nesse momento que a AT efetua o acerto de contas. Isto é, subtrai ao imposto apurado a retenção na fonte. Se a retenção na fonte for superior ao imposto devido, há lugar ao pagamento do reembolso. Desta forma, o contribuinte recebe de volta o IRS que adiantou em excesso ao Estado. Pelo contrário, se a retenção na fonte for inferior ao imposto devido, é necessário pagar imposto adicional.

 

Se ainda não tem destino a dar ao seu reembolso do IRS de 2022, neste artigo, encontra algumas ideias para utilizar da melhor forma este rendimento extra.

Ler mais

Mais sobre

Impostos , IRS

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
< Voltar à página de Descontos

Repsol Portugal

Até 30 de setembro de 2023, abasteça com o cartão AM Montepio, associado a uma conta Repsol Move, e beneficie de até 15 cênt./litro em todos os combustíveis: gasóleo e gasolina simples, Repsol Neotech, Autogás e Adblue.
Desconto
  • 9 cêntimos/litro em combustíveis Neotech, Autogás e Adblue vendido em bomba
  • 6 cêntimos/litro em combustíveis simples - Para Associados e familiares
Condições: Abastecimentos com cartão AM Montepio, associado a uma conta Repsol Move. sem abastecimento minimo.

 

Torne-se Associado 

 

Como aceder ao seu cartão Repsol digital?

Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”;

Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito;

Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Associação Montepio/Repsol.

repsol - passo 1 repsol - passo 3 repsol - passo 3

 

 

O Cartão que lhe permite poupar mais sempre que abastece

Com o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é certo que vai poupar mais. Porque além do habitual desconto de 6 cêntimos, este cartão permite acumular outras vantagens em vigor nas estações de serviço aderentes.

São descontos sobre descontos, no caminho de vantagens que é ser nosso Associado.

A quem se destina o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol?
A todos os associados da Associação Mutualista Montepio, maiores de 18 anos e com as quotas em dia. Só é emitido um cartão por Associado. Para usufruir deste desconto, só aplicável em combustível, bastará apresentar o seu Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol no ato de pagamento.

Se já é titular de um Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol saiba que pode continuar a usufruir destes descontos e vantagens, não sendo necessária a sua substituição.

Qual o valor do desconto?

O valor do desconto é de 6 cêntimos sobre o PVP afixado no posto, imediatamente deduzido ao valor do abastecimento, e constará do recibo emitido.

Os detentores deste cartão poderão também aderir ao programa de fidelização para clientes particulares Repsol Move em qualquer estação de Serviço Repsol. Este programa acumula pontos pelas transações efetuadas, que são convertidos em vales, descontos ou brindes.

Para mais informações sobre este programa de fidelização, contacte a Linha de Apoio Repsol Move 707 200 099 (atendimento personalizado 24 horas, 7 dias por semana) ou escreva para repsolmovept@repsol.com.

Exceções

O desconto não será atribuído se o pagamento for efetuado com o cartão SOLRED, se exceder um dos seguintes limites máximos: 200 Euros diários/800 Euros por mês/3 validações por dia, ou se o Associado optar por usufruir de um outro desconto promocional não acumulável.

Pontos de desconto

Consulte a lista de estações de serviço através do site da Repsol e as respetivas Condições Gerais de utilização.
Os associados titulares do cartão AMMontepio_Repsol podem apresentar o cartão digital, disponível na APP da Associação Montepio, nas estações de serviço Repsol aderentes.

Descontos que andam sempre consigo

Para além do cartão físico, pode ainda utilizar a versão digital do Cartão Repsol na app da AMM. Uma alternativa conveniente que lhe permite usufruir dos descontos em combustível sempre que abastecer.

 

*Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.