FROTA SOLIDÁRIA
O seu gesto
faz a diferença
Uma forma de investir na sociedade sem custos
A Fundação Montepio promove, desde 2008, a mobilidade, a inclusão e o combate ao isolamento e à desertificação através do projeto Frota Solidária. Uma prática de responsabilidade social que consiste na aquisição, transformação e adaptação de viaturas, oferecidas a IPSS de todo o País, destinadas a ajudar quem mais necessita.
Ao preencher a sua Declaração de IRS Modelo 3, inscreva o NIPC 503 802 808 no Quadro 11 do Rosto, e garanta que 0,5% do seu IRS liquidado coloca mais carrinhas no bom caminho. Se utilizar a Declaração de IRS automática também pode ajudar quem mais necessita. Desde 2009, a Frota Solidária já permitiu a oferta de 248 viaturas a instituições de todo o País e assegurou a devolução de cerca de 4,3 milhões de Euros à sociedade civil.
Como contribuir
O princípio é simples e sem custos adicionais, pois é retirado diretamente do IRS de cada contribuinte. A Fundação Montepio, instituição de solidariedade social beneficiária da Consignação Fiscal, recebe os valores consignados e aplica-os na aquisição, transformação e adaptação de viaturas que oferece a instituições de solidariedade social de todo o País.
Declaração IRS | Modelo 3 – Rosto – Quadro 11
Declaração IRS Automática
Frota solidária em números








Quem estamos a apoiar


Crianças
O objetivo de apoiar projetos de intervenção centrados nas crianças e jovens tem sido prioritário na ação da Fundação Montepio. Nesse propósito, têm vindo a ser acarinhadas estruturas que desenvolvem trabalho orientado à promoção do acolhimento de indivíduos privados de meio familiar normal e à atuação em áreas não beneficiadas por apoios estatais.


Idosos
Por reconhecer a multiplicidade de necessidades que afetam a sociedade portuguesa, a Fundação Montepio tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de reforçar o apoio à população idosa, mas também de promover as melhoria das condições de prestação de cuidados aos mais vulneráveis.


Portadores de deficiência
Também os cidadãos portadores de deficiência têm merecido a participação ativa da Fundação Montepio. Para ir ao encontro das especificidades destes públicos, a Fundação assegura iniciativas e desenvolve projetos de parceria orientados à melhoria das estruturas de apoio aos utentes, a formação dos quadros de pessoal ou capacitação dos dirigentes.


População carenciada
As relações de cooperação que a Fundação Montepio estabelece com outras organizações e a proximidade que tem vindo a fomentar com outras entidades da economia social justificam o forte apoio nos domínios da solidariedade, promoção de saúde e educação, mas também as incursões feitas nos domínios da intervenção comunitária e do incentivo ao voluntariado e ao associativismo.