Simulador: calcule o seu salário líquido em 2022

Para saber com que salário líquido pode contar, sem ter de fazer contas, criámos um simulador que faz todo esse trabalho por si. Mas, neste artigo, também explicamos como se fazem os cálculos.
Artigo atualizado a 04-07-2022

O salário líquido corresponde ao valor mensal efetivamente recebido por um trabalhador dependente, após descontos: retenção na fonte de IRS e contribuição para a Segurança Social. Ou seja, é o vencimento que é depositado pelo empregador na conta bancária do trabalhador no final de cada mês. Cuidado, não confundir o salário líquido com o salário ilíquido ou salário bruto, que é o montante total que uma empresa paga a um trabalhador dependente antes de quaisquer descontos.

Como se calcula o salário líquido?

O salário líquido determina-se subtraindo ao salário bruto a contribuição para a Segurança Social e a retenção na fonte de IRS.

A contribuição para a Segurança Social obtém-se multiplicando a Taxa Social Única (TSU) a cargo trabalhador, que é de 11%, pelo salário bruto.>

Já a retenção na fonte de IRS constitui um adiantamento de imposto ao Estado, ao longo do ano, para que o trabalhador não tenha de pagar tudo de uma só vez, no ano seguinte. É, assim, uma forma de pagar o IRS em prestações. O valor do imposto a reter é determinado com base nas tabelas de retenção na fonte do IRS, que são publicadas, anualmente, em janeiro. O cálculo é efetuado através da aplicação de uma taxa, que depende de vários fatores: valor do salário bruto; situação fiscal do trabalhador (se é não casado ou casado e se, sendo casado, o cônjuge também é trabalhador dependente); e número de dependentes do agregado familiar.

 

Exemplo

Imagine-se o caso do seguinte trabalhador dependente:

  • Salário bruto de 2 000 euros
  • Casado
  • 1 filho
  • Cônjuge (trabalhador dependente)
  • Residente no continente

O primeiro passo para calcular o salário líquido deste trabalhador fictício é determinar a retenção na fonte de IRS. Multiplica-se assim o salário bruto pela respetiva taxa de retenção na fonte. Para saber qual é a taxa basta consultar a tabela de retenção na fonte do IRS aplicável. Neste caso, é a “Tabela III – Trabalho dependente – Casado dois titulares”. Ora, para o ano de 2022, a taxa de retenção na fonte de IRS do trabalhador em causa é de 21,4%. Feitas as contas, obtém-se uma retenção na fonte de IRS de 428 euros (21,4% x 2 000 euros).

Calculada a retenção na fonte, procede-se ao apuramento da contribuição mensal para a Segurança Social, multiplicando a taxa contributiva pelo salário bruto, o que totaliza 220 euros (11% x 2 000 euros).

Por fim, deduz-se ao salário bruto a contribuição mensal para a Segurança Social e a retenção na fonte de IRS apuradas. O salário líquido do trabalhador em causa em 2022 é de 1 352 euros (2 000 euros – 428 euros – 220 euros).

Em que situações é útil saber o salário líquido?

Sempre que há alterações nos escalões do IRS, as tabelas de retenção de IRS são ajustadas para refletir essas mudanças. Quando tal acontece, o trabalhador deve verificar como ficou a sua taxa de retenção na fonte de IRS. Caso tenha mudado, deve voltar a calcular o salário líquido.

Convém igualmente recalcular o salário líquido quando há mudança de estado civil ou do número de dependentes, ou ainda quando o cônjuge deixa de ser trabalhador dependente. Nestes casos, a taxa de retenção de IRS é afetada. Existem tabelas de retenção na fonte do IRS para trabalhadores não casados, casados com um titular e casados com dois titulares e, em cada uma delas, as taxas diferem consoante o número de dependentes.

Outra situação em que é útil saber o salário líquido é numa negociação salarial. E porquê?  Nesta situação, o empregador tende a falar em salário bruto. Antes de aceitar qualquer proposta de salário bruto, deve calcular o salário líquido correspondente, para evitar uma surpresa desagradável no final do mês.

Como se utiliza o simulador?

Para saber com que salário líquido pode contar, sem ter de fazer contas, criámos um simulador que faz todo esse trabalho por si e de uma forma simples e rápida. Só tem de indicar o seu salário bruto, a sua situação fiscal e o número de dependentes. Se tem direito a subsídio de refeição, deve assinalar a forma como é efetuado o pagamento: em dinheiro ou cartão. O simulador assume o valor máximo diário de subsídio de refeição isento de IRS e de contribuição para a Segurança Social multiplicado por 22 dias úteis.

Simulador Salário Líquido 2022

Saiba quanto vai ganhar no final do mês em 2022

Ler mais

Mais sobre

Emprego , Impostos

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
< Voltar à página de Descontos

Benecar

Mais de 30 anos no mercado e 50 000 clientes fidelizados comprovam a experiência da Benecar. Visite a maior exposição automóvel do País e usufrua dos benefícios de ser Associado. Viva uma experiência única na compra do seu novo carro.
Desconto
  • 2% desconto em viaturas automóveis de todas as marcas e segmentos;
  • Oferta de 6 meses de garantia total, ficando com um total de 24 meses como uma viatura nova se tratasse.

Consulte as condições de Crédito em MONTEPIO CRÉDITO .

Na Cidade do Automóvel, pode encontrar:

  • 2 000 viaturas em stock, de todas as marcas e segmentos;
  • Condições especiais de financiamento com e sem entrada inicial;
  • Valorização da retoma no momento;
  • Aberto todos os dias das 9h00 às 21h00, incluindo sábados, domingos e feriados.

Linha dedicada associados Montepio: 262 075 845 (dias úteis, das 09h00 às 18h00).
Todas as viaturas disponíveis em benecar.pt

RENT-A-CAR (BERENT)
Tabela corporate;

Linha direta rent-a-car: 262 077 098 (dias úteis, das 09h00 às 18h00).

OFICINAS (BENECAR SERVIÇOS)
• 10% de desconto em mão-de-obra;
• 20% em peças (exclui-se peças originais);

Linha direta oficina: 262 925 197 (dias úteis, das 09h00 às 18h00).

Redes Sociais:

Facebook
Instagram

Pontos de desconto

Leiria

Evento Benecar
Moita do Gavião
2476-901 Benedita

Tem dúvidas?